A chegada de um bebê é um momento muito especial. Após o nascimento, contar com os itens básicos para as primeiras semanas de vida da criança é de suma importância. Pensando nisso, a prefeitura de Marechal Cândido Rondon, através da Secretaria de Saúde, instituiu mais uma importante ação humanizada na saúde pública. Trata-se do programa “Mamãe Nota 10 – Meu Bebê, Meu Tesouro”.
A partir do mês de dezembro de 2023, todas as unidades de saúde de Marechal Cândido Rondon estarão participando do projeto, que garante que cada gestante receba um kit maternidade, composto de bolsa maternidade grande, toalha de banho adulto, toalha de banho infantil com capuz, touca infantil, duas babitas, cueiro flanelado, um pacote de fraldas descartáveis e um pacote de lenço umedecido.
Conforme a secretária de Saúde, Marciane Specht, a entrega do kit será feita no 7º mês de gestação, desde que as gestantes tenham cumprido alguns critérios, como a realização de todas as vacinas recomendadas durante a gestação, realização de consulta odontológica, participação mensal no grupo de gestantes na unidade de saúde de referência, realização de, no mínimo, seis consultas de pré-natal, e realização de exames de sífilis e HIV a cada trimestre de gestação. “O objetivo é fazer com que a mãe tenha um vínculo com a unidade de saúde e que realize o pré-natal de forma mais precoce possível, com acompanhamentos e exames. Tudo isso vai ser muito importante na hora do nascimento do bebê. O kit é um incentivo à adesão aos cuidados referentes ao período gestacional e com o recém-nascido”, explicou Marciane.
O kit maternidade se soma a um kit de higiene que já vinha sendo entregue às mamães para ser utilizado após o nascimento da criança, que é composto de termômetro, álcool, escova massageadora, sabonete, pomada contra assadura, entre outros. Para receber o kit, também é necessário que a mamãe participe das reuniões mensais na unidade de saúde de sua referência.
“Recebemos a determinação do prefeito Marcio, para que todos recebam atenção especial na saúde pública. Esse projeto beneficia as mamães antes e depois do nascimento. É um projeto inovador e muito importante da saúde pública rondonense”, ressaltou a secretária de Saúde.
Unidade do Augusto
Nesta semana, a primeira unidade onde os kits maternidade foram repassados foi a do bairro Augusto. Além de gestantes, mamães cujas crianças nasceram recentemente também foram beneficiadas. “É uma alegria ver o semblante de felicidade das mamães. Gratidão a toda a equipe e à administração municipal por entender a importância dessa ação”, finalizou a secretária.
Com Assessoria