Pensando no futuro a Primato Cooperativa Agroindustrial elegeu a coordenação do Comitê Jovem Primato, além de realizar o encontro de planejamento para 2024. Lucas Goethert foi escolhido para ser o coordenador; Adriel Rosseto (vice-coordenador); João Victor Gozzi (secretário); e Michael Lopes (suplente de secretário) completam a coordenação.
Lucas Goethert é filho de cooperado e também cooperado da Primato desde 2020. “O ramo de negócios da nossa família é a suinocultura terminação e bovinocultura de leite, nossa produção e toda entregue na cooperativa”, comenta ele, lembrando que a sucessão familiar dentro da propriedade vem acontecendo com naturalidade há algum tempo.
Lucas destaca que o jovem é muito importante para o futuro da cooperativa, mas para isso é preciso estar preparado. “Devemos ir adquirindo conhecimento e experiência com o pessoal que está lá há mais tempo para estarmos preparados se surgir uma oportunidade de participar como membro dos conselhos ou até mesmo dentro da cooperativa”, detalha o novo coordenador do Comitê Jovem que, para ele, “é uma oportunidade de estar por dentro dos assuntos da cooperativa, se relacionar melhor com pessoas que têm muita experiência na área. Quanto mais bagagem os jovens conseguirem pegar de quem está há mais tempo é fundamental pensando no futuro”.
Lucas Goethert ressalta também que o cooperativismo ajuda no desenvolvimento do agronegócio regional, “pois não importa o ramo seguido pelos produtores, sempre vai ter ligação com o cooperativismo, seja no ramo da suinocultura, entregando os suínos para o abate, como também na avicultura, na piscicultura, bovinocultura de leite, dentre todas as outras áreas do agronegócio”.
Ainda de acordo com o novo coordenador do Comitê Jovem da Primato, a nova geração está muito ligada ao crescimento das cooperativas, “pois com a sucessão familiar que naturalmente deve ocorrer, são eles que irão se relacionar com as cooperativas gerindo os negócios da família”.
PLANEJAMENTO – Lucas Goethert comentou ainda sobre o planejamento para 2024. Foram definidas as datas dos próximos encontros do Comitê Jovem da Primato e debatido sobre os temas a serem abordados. “Também temos a meta de aumentar o número de jovens participantes”, completa Goethert.
Ficou definida uma visitação técnica à fábrica de ração da Primato em Toledo e uma viagem para conhecer a Rota do Leite, em Castro e Carambeí, na região dos Campos Gerais, onde os jovens irão conhecer as instalações das cooperativas Frísia e Castrolanda.
Atualmente, 25 jovens participam do Comitê Jovem da Primato.
Com Assessoria