A chuva que atinge o Rio Grande do Sul desde a madrugada desta sexta-feira (29) provocou estragos e interrompeu o fornecimento de serviços essenciais. Segundo balanço das concessionárias divulgado no fim da manhã, 227 mil clientes do estado estão sem luz. Ao menos três municípios registraram falta d’água.
A maior parte dos pontos sem energia elétrica é da área atendida pela RGE, com 203 mil consumidores atingidos. De acordo com a empresa, a interrupção do serviço está mais concentrada nas regiões das Missões e Norte.
Na área de concessão da CEEE Equatorial, são 24 mil clientes afetados. Os locais com mais casos são da Região Metropolitana e Centro-Sul.
RGE e CEEE Equatorial afirmam que estão com equipes mobilizadas para restabelecer o fornecimento de energia.
Outros transtornos
De acordo com a Defesa Civil estadual, até a manhã desta sexta, nove municípios reportaram danos, como quedas de árvores e destelhamentos. São eles: Cândido Godói, Cerro Largo, Giruá, Horizontina, Santa Rosa, Santo Cristo, São Luiz Gonzaga, São Nicolau e Tucunduva.
Em Santa Cruz do Sul, cerca de 60 famílias solicitaram lonas para as autoridades locais devido à queda de granizo. No bairro Esmeralda, uma árvore de aproximadamente 6 metros caiu sobre uma escola. Não havia ninguém no local no momento.
Em Ubiretama, foi registrada a queda da cobertura de uma quadra esportiva após o temporal. Segundo a Defesa Civil, não há registro de feridos.
Em Minas do Leão, Butiá e Mariana Pimentel, a falta de luz causou interrupções no abastecimento de água. Ao todo, são 3,6 mil famílias afetadas.
A Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) afirmou que está em contato com a concessionária de energia. A previsão de retomada do abastecimento para as três cidades é para o início da tarde.
Com informações do G1