O temporal que atinge Santa Catarina desde a noite de terça-feira (16) e madrugada desta quarta (17) deixou ruas alagadas, ocasionou quedas de árvore e provocou ventos acima de 100 km/h na região sul do estado, que concentra cidades importantes como Criciúma.
Ao longo do dia, o estado tem chance de novos temporais com risco alto para alagamentos e deslizamentos. As chuvas no Planalto e Litoral Sul podem superar os 100 milímetros, segundo a Defesa Civil.
Em Criciúma, vias ficaram alagadas e o vento forte provocou a queda de árvores sobre ruas. Conforme a Defesa Civil, o acumulado ultrapassou os 80 milímetros em um período de 12 horas.
Para entender então o que significam os volumes de chuva, o cálculo deve ser feito em milímetros e metro quadrado. Em um espaço de um metro por um metro, 1 litro de água subiria até a marca de 1 milímetro. Ou seja, 1 milímetro de chuva equivale a 1 litro de água por metro quadrado.
Na cidade de Laguna, segundo dados do monitoramento da Epagri/Ciram, órgão que monitora o tempo no Estado, a vento chegou a 102,6 km/h às 4h desta terça. Na cidade choveu 90,4 milímetros em 12 horas.
Tempo em SC
Há a formação de uma área de baixa pressão até quinta-feira (18). Nesta quarta-feira, o calor intenso se concentra nas áreas entre o Vale do Itajaí e o Norte de Santa Catarina.
No restante do estado, com o avanço das chuvas, as temperaturas sobem menos em comparação aos dias anteriores.
Com informações do G1