Data Atual
Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Abipesca aciona o Ministério do Desenvolvimento da Indústria e Comércio – MDIC contra dumping no caso da importação da tilápia do Vietnã

A equipe jurídica da Abipesca entrou com pedido antidumping junto ao MDIC para barrar a importação da tilápia do Vietnã.

A Abipesca – Associação Brasileira das Indústrias de Pescado acionou nesta quarta-feira (17), por meio da equipe jurídica entrou com pedido antidumping (é o direito imposto às importações realizadas a preços de dumping, com o objetivo de neutralizar seus efeitos danosos à indústria nacional) junto ao Ministério do Desenvolvimento da Indústria e Comércio – MDIC para barrar a importação da tilápia do Vietnã.

Segundo o presidente da Abipesca, Eduardo Lobo, em vídeo postado no instagram, a medida se faz necessária após a confirmação da chegada do primeiro contêiner da tilápia asiática em dezembro recente, que junto com a mercadoria trouxe a falta de isonomia de competição comercial, a falta de segurança jurídica e a deslealdade com os produtores brasileiros da atividade do agronegócio que mais cresce no país.

No início de outubro de 2023, a Abipesca já havia alertado o governo, o Congresso Nacional e o setor produtivo da possibilidade do problema, que agora se confirmou.

LEIA MAIS: Governo Lula passa a importar tilápia do Vietnã mais barata que o custo da produção nacional

PeixeBR questiona governo federal sobre importação de tilápia do Vietnã

“A concorrência é desleal em relação ao produto nacional. O preço praticado nesta importação é quase 40% mais barato que o custo do produto nacional e isso não pode continuar, porque inviabiliza o custo do pequeno e médio produtor. Além de inviabilizar toda linha de processamento da tilápia brasileira e compromete um trabalho de quase duas décadas desenvolvendo esse produto, que é o principal da aquicultura”, explica Lobo.

“Aguardamos os desdobramentos junto aos ministérios do Desenvolvimento da Indústria e Comércio, Agricultura e Pecuária e Pesca e Aquicultura na expectativa de ações efetivas a fim de garantir a continuidade do desenvolvimento da psicultura brasileira”, conclui.

Confira abaixo na íntegra a carta enviada pela Abipesca ao Ministério do Desenvolvimento:

Carta 160124- Carta ABIPESCA – MDIC CAMEX – importação de tilápia Vietnã

Com informações do Oeste Notícias

Veja também