Em Marechal Cândido Rondon, mais especificamente no Lago Municipal, é muito comum transitar por lá e se deparar com capivaras, que acabaram virando “mascotes” da população rondonense. Agora, Nova Santa Rosa também tem a sua capivara para chamar de “mascote”.
Um internauta do site Oeste Notícias em caminhada pelo lago nova-santa-rosense na noite desta quarta-feira fez o flagrante do mamífero herbívoro na beira do lago e conforme a testemunha se aproximava, ele adentrou ao lago.
Até o momento não se tem registro de alguma outra capivara que tenha sido encontrada no lago. Há cerca de 4 anos, uma foi flagrada andando pelas calçadas centrais de Nova Santa Rosa.
As capivaras são os maiores roedores do mundo e possuem dentes grandes que podem ser perigosos. Assustadas ou em modo de defesa, elas podem morder. Vida na natureza traz vetores de doenças. Elas podem atingir até 100 quilos e apresentam hábito semiaquático, sendo encontrada em áreas associadas a cursos de água, onde se protege de predadores e se reproduz. Capivaras são animais sociais que vivem em grupos de até 20 indivíduos. Seus hábitos são diurnos, com pico de atividades no período vespertino e crepuscular.”