Brigitte García, prefeita de San Vicente, cidade do Equador, foi morta a tiros durante o estado de exceção decretado no país devido à onda de violência. O corpo da mulher e de mais um funcionário foram encontrados dentro de um carro no último domingo (24).
Brigitte era a prefeita mais nova do país, da cidade de apenas 17 mil habitantes. Formada em enfermagem, a mulher sempre ficou conhecida por atuar em serviços comunitários na região.
“Entre seus objetivos, estava trabalhar para a população de sua idade e ser um exemplo para eles”, conforme destacou o jornal equatoriano “El Universo”.
Morte de Brigitte García: veja o que se sabe até o momento
A principal suspeita é que a prefeita San Vicente, Brigitte García, e o diretor de comunicação do município, Jairo Loor, tenham sido executados dentro do carro. Logo após o crime, o veículo foi encontrado em uma praia conhecida como Punta Napo.
Conforme a Polícia Nacional, os dois foram atingidos por dois tiros, cada um. Além disso, a hipótese de roubo já foi descartada pois nenhum pertence foi levado.
Estado de exceção no Equador
A morte da prefeita acontece em meio à onda de violência em todo o território equatoriano. Atualmente, o governo prorrogou o “estado de exceção” por mais 30 dias devido os ataques de de facções do tráfico de drogas, após saída do líder da gangue “Los Choneros”, Adolfo “Fito” Macías, da prisão.
Com a decisão do presidente do Equador, as Forças Armadas passam a auxiliar o trabalho da polícia nas ruas. Além disso, há toque de recolher das 23h às 5h.