No dia 12 de abril, a população de Marechal Cândido Rondon testemunhou o marco histórico na área da saúde com a inauguração do Hospital Geral Unimed (HGU) na cidade. O momento de celebração contou com a presença da diretoria executiva da Unimed Costa Oeste, colaboradores, cooperados, autoridades, imprensa e a comunidade local, que tiveram a oportunidade de conhecer toda a estrutura hospitalar.
A inauguração do hospital representa um passo importante no fortalecimento do sistema de saúde regional e reafirma o compromisso da cooperativa com a excelência no atendimento em saúde da população. O diretor-presidente da Unimed Costa Oeste, Dr. Hiroshi Nishitani, emocionou a todos com seu discurso e destacou que o hospital é um ícone vivo do compromisso inabalável da cooperativa com a saúde, bem-estar e qualidade de vida da comunidade. “Celebramos o nascimento de mais um ‘filho’ para nossa cooperativa. Não procurávamos apenas construir um hospital, mas sim estabelecer um marco em saúde, cuidado e atendimento humanizado, onde os habitantes de Marechal Cândido Rondon e toda a região possam se sentir amparados, acolhidos e recebam o melhor que temos a oferecer em nosso conceito de cuidar”, frisou.
Para o diretor-superintendente, Dr. Christian Floriano e Silva, a entrega do HGU em Marechal representa a conquista de mais um sonho da Unimed Costa Oeste. “Imaginar que há três anos tínhamos apenas o terreno e que no decorrer deste período transformamos esse espaço em uma área assistencial de saúde que irá agregar de forma exponencial no atendimento com qualidade, com carinho e com o desejo de cuidar bem do nosso cliente. Hoje, a nossa sensação é de dever cumprido ao entregar a estrutura e colocá-la em funcionamento”, comemorou.
Os atendimentos ao público para serviços em saúde, como pronto-atendimento adulto, consultas, internamentos e cirurgias estarão disponíveis a partir de segunda-feira (15), bem como as atividades comerciais, de Saúde Ocupacional e o Núcleo de Atenção à Saúde (NAS) – que já estavam em pleno funcionamento no novo endereço desde a última semana. “Um dos diferenciais do hospital é integrar diversas áreas na mesma estrutura, para que elas conversem entre si e tragam mais benefícios para a população”, esclareceu o diretor vice-presidente, Dr. Manoel Joaquim de Oliveira.
Parceria ímpar
O HGU de Marechal Cândido Rondon é resultado de uma colaboração bem-sucedida entre o setor privado por meio do Grupo Allmayer e a Unimed Costa Oeste. O diretor-presidente da cooperativa expressou sua profunda gratidão com a parceria realizada. “Esse hospital é fruto de sonhos acalentados e meticulosamente planejados, mas que devido a inúmeros desafios só se tornou possível graças a determinação da família Niedermeyer”, agradeceu Dr. Hiroshi.
Representando a família, Daniel Felipe Brandalize Niedermeyer, frisou que foi um longo trabalho para conseguir entregar um hospital referência no país. “É uma data especial para o nosso município. Estamos inaugurando um hospital construído com o que há de mais moderno no ramo e gerido pela Unimed, o que é melhor ainda, e que irá beneficiar não só a população de Marechal Cândido Rondon, mas toda população da nossa região”, justificou.
O prefeito de Marechal Cândido Rondon, Marcio Rauber, foi um verdadeiro entusiasta do projeto desde o início e comemorou a entrega do hospital. “Estou muito feliz em ver a Unimed Costa Oeste entregando o hospital à toda comunidade”, disse.
Modelo de excelência
O diretor-presidente da Unimed Federação do Paraná, Dr. Paulo Roberto Fernandes Faria, acompanhou a inauguração do HGU e elogiou o alto padrão de qualidade da estrutura. “O hospital é um orgulho para o Sistema Unimed paranaense e quero mostrar, o quanto antes em Curitiba, esse formato que está sendo oferecido à população de Marechal. Apreciei todos os detalhes, desde a escolha das cores, as pinturas feitas por um artista local até o cuidado com a humanização. Minha mensagem para o público é: venham e se sintam em uma estrutura hospitalar acolhedora”, ressaltou.
O foco principal da Unimed Costa Oeste é a verticalização dos serviços de saúde, uma abordagem que promete maior conveniência e eficiência para os pacientes e redução dos custos para a operadora. “Vivemos um novo momento no Sistema Unimed paranaense, marcado pela verticalização dos serviços assistenciais, com destaque para os hospitais. Esse movimento estruturante está ocorrendo nos principais polos regionais de nosso Estado, como em Curitiba, Maringá, Londrina e aqui na região Oeste, que responde a uma necessidade de evolução da qualidade assistencial e aos anseio dos nossos 1 milhão e 800 mil beneficiários, que representam quase 16% da população paranaense”, frisou Dr. Paulo, complementando que “esse novo cenário composto de hospitais de alta qualidade, traz um novo e avançado modelo de integração da rede de atendimento do Sistema Unimed do Paraná, proporcionando a intercoperalibilidade entre as singulares de cada região, tornando o sistema mais sólido e oferecendo uma entrega assistencial mais qualificada e segura aos clientes”.
O HGU de Marechal Cândido Rondon é a primeira unidade hospitalar no Estado do Paraná construída fora da cidade sede da cooperativa, que fica localizada em Toledo, representando um fato inédito no Sistema Unimed paranaense.
O superintendente do Sescoop/PR, Leonardo Boesche, expressou sua alegria em vivenciar o momento da inauguração do hospital. “Estou muito feliz em representar e participar desse momento tão importante do cooperativismo paranaense. Já sabia da grandiosidade do empreendimento, mas fui surpreendido com a beleza e a localização. Começamos a escrever uma nova história de desenvolvimento do cooperativismo no Paraná”, considerou.
Tecnologia e conforto
O HGU de Marechal Cândido Rondon foi projetado com uma arquitetura hospitalar de última geração, considerando sistemas avançados de ar condicionado, hidráulica, energia, gases medicinais e segurança contra incêndios, cumprindo rigorosos padrões regulatórios. O foco na segurança, conforto dos pacientes e atendimento humanizado reflete o compromisso com a excelência da Unimed Costa Oeste.
O diretor vice-presidente, Dr. Manoel Joaquim de Oliveira, comentou sobre a visão de futuro da cooperativa na construção do hospital. “Demos um passo adiante e estamos com um sistema aprovado por legislação, mas que ainda não está em vigor, já antecipando o que está por vir. Foram pensadas em todas as nuances para um atendimento de qualidade para as pessoas que estiverem no hospital”, explicou.
Para abrigar toda a estrutura, equipamentos e instalações sobre um terreno de 13 mil metros quadrados, foram edificados aproximadamente 6 mil metros quadrados de obras civis, divididos em pavimento inferior, térreo, 1º e 2º pavimentos.
As instalações do hospital incluem 34 leitos de internação modernos, pronto-atendimento, atendimento ambulatorial, quatro salas de cirurgia, um centro de imagens, Núcleo de Atenção à Saúde (NAS), serviços de saúde ocupacional e áreas administrativas e comerciais. Na parte externa, o espaço contempla um amplo estacionamento para 200 vagas destinadas ao público, além de 50 vagas reservadas para os colaboradores e corpo clínico.
Projeções
O HGU de Marechal Cândido Rondon inicialmente atenderá casos de baixa e média complexidade para beneficiários da Unimed Costa Oeste e outros convênios, além de particulares. “Ainda pretendemos fazer algumas parcerias com o sistema público para que possamos atendê-los em outras áreas, contribuindo em termos de assistência à população”, revelou Dr. Manoel.
O hospital irá operar inicialmente com plantão adulto 24 horas e poderá implantar o plantão pediátrico conforme a necessidade. No primeiro momento, não haverá Unidade de Terapia Intensiva (UTI), porque a unidade de Toledo está equipada para atender esta demanda. Porém, será disponibilizada uma UTI móvel para deslocar os pacientes até Toledo quando necessário. O segundo pavimento está estruturado prevendo um aumento futuro de demanda em atendimentos. “O grande objetivo que temos com a construção deste hospital é que ele venha alavancar a complexidade de atendimento da região, trazendo profissionais especialistas em outras áreas que hoje não temos aqui. Porém, isso depende de uma demanda, mas já temos salas cirúrgicas preparadas para atendimentos de alta complexidade, já pensando no futuro em aumentar a complexidade e capacidade de atendimento”, revelou o Dr. Hiroshi.
Para construção do hospital foram investidos cerca de R$ 40 milhões, além de mais R$ 20 milhões para equipar a unidade hospitalar. O HGU de Marechal Cândido Rondon está localizado na Avenida Irio Jacob Welp, nº 5660, no bairro São Lucas.