A Cooperativa Agroindustrial Copagril promoveu, nos dias 24 e 25 de abril, no Salão Social da AACC, em Marechal Cândido Rondon, o Seminário da Suinocultura 2024. Durante o evento, a Cooperativa premiou os melhores produtores de suínos do seu sistema de integração, que conquistaram os melhores resultados de desempenho durante o ano de 2023.
O Seminário de Suinocultura Copagril contou com a presença de cerca de 300 pessoas, entre eles os diretores da Cooperativa, produtores, além de conselheiros e equipe técnica da cooperativa.
No primeiro dia o evento reuniu suinocultores de Unidades Produtoras de Leitões, bem como de creches. Já no segundo dia estiveram presentes os produtores da fase de terminação.
Em ambos os dias, o diretor-secretário, Admir Luiz Griep, apresentou ao público dados relacionados à atividade de integração da suinocultura Copagril. “Pela primeira vez, nós realizamos o seminário em três momentos, para contemplar os três sítios, UPD, creche e terminação, para que assim nós pudéssemos conversar com produtores de cada fase, direcionando as palestras da melhor forma possível”, enfatizou.
E ele ainda complementou: “Ao longo da programação, os produtores trouxeram questionamentos para nós e assim pudemos conversar e esclarecer tudo sobre como está a suinocultura da Copagril e qual será o futuro. A diretoria tem só a agradecer”, frisa.
Durante o seminário 2024 houve palestra ministrada por Geraldo Camilo Alberton, com o tema: “Reprogramando a mente para explorar o máximo da saúde e do desempenho dos suínos”, palestra com Caco Ravanelli, que falou sobre o tema “Transformando Informações em resultados” e ainda palestra do representante da De Haus, Rafael Cesar Bertol.
Segundo os produtores associados Fábio Eckstein e Marili Petry a participação no Seminário, agregou muito conhecimento e foi bem produtiva.
O associado e produtor José Eladio afirmou considerou o evento proveitoso. “O seminário é muito importante para que possamos adotar novas medidas e seguir produzindo com o mínimo de recurso”, afirmou.
O superintendente Pecuário, Andrei Dietrich, apresentou dados e fatores técnicos relacionados a cada uma das fases, que possibilitaram mudanças e benefícios para os produtores associados. “A participação de todos os produtores foi muito importante, nós estamos em busca de ampliar essa comunicação com o produtor para fazermos, juntos, o melhor trabalho possível e trazer bons resultados para a Cooperativa”, enfatizou.
Durante o evento, houve momento de reconhecimento dos melhores produtores, que receberam premiação nas seguintes categorias:
Os premiados da fase UPD semanal foram:
• 1º lugar: Granja Deves com 33,64 leitões entregues fêmea ano;
• 2º lugar: Guilherme Matias Hoff Grutka com 31,98 leitões entregues fêmea ano.
Premiados da fase UPD Banda:
• 1º lugar: Granja Poleze com 31,70 leitões entregues fêmea ano;
• 2º lugar: Nelson Simioni com 28,89 leitões entregues fêmea ano.
Os premiados na categoria creche foram:
• 1º lugar: Arlei e Lucas Sauer 1,297 por conversão alimentar;
• 2º lugar: Edio Heidrich 1,318 por conversão alimentar;
• 3º lugar: Alex e Izabel Buss Lorencatto por conversão alimentar.
Premiados da fase Terminação:
• 1º lugar: Sirleia e Antônio da Silva por 1,776 quilos por carga ajustada;
• 2º lugar: Fábio Eckstein por 1,793 quilos por carga ajustada;
• 3º lugar: Silvio Besen por 1,803 quilos por carga ajustada.
O diretor-presidente da Copagril, Eloi Darci Podkowa, parabenizou todos os ganhadores e estendeu seu reconhecimento a todos os produtores do sistema de integração. Em seguida, convidou os presentes para o próximo evento da Cooperativa, o Dia de Campo Milho Safrinha, que será no dia 10 de maio, na Estação Experimental em Marechal Cândido Rondon.