Data Atual
Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Inmet prevê chegada de inverno com temperatura de 3ºC acima da média

Apesar disso, este inverno vai ter mais dias frios do que os registrados no inverno passado.
(Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Falta um mês para a chegada do inverno na maior parte do Brasil. Mas o calor vai continuar acima da média na estação, em cerca de três graus. Apesar disso, este inverno vai ter mais dias frios do que os registrados no inverno passado.

A previsão é do Instituto Nacional de Meteorologia, que aponta como motivo o La Niña, fenômeno que acontece a cada três ou cinco anos, e que causa uma redução de temperatura nas águas do oceano.

O La Niña propicia a chegada de mais massas de ar frio ao continente americano, afetando países como Argentina, Chile, Uruguai, Paraguai e áreas do centro-sul do Brasil.

Além disso, é esperado o aumento de chuvas no Norte e no Nordeste; e tempo seco no Centro-Sul, com chuvas mais irregulares. No entanto, no final da estação, podem ser registradas novas ondas de calor. Neste caso, por causa dos bloqueios atmosféricos, que impedem o avanço das frentes frias. Por isso, a massa de ar quente no continente vai ficando cada vez mais forte, gerando uma onda de calor, especialmente na parte central do país.

E sem esquecer do Sul do país, nas próximas semanas ainda estaremos sob efeito de outro fenômeno climático: o El Niño, que aquece as águas do oceano, e traz chuvas, como as que causaram as enchentes no Rio Grande do Sul. E a partir de quinta-feira (23), elas retornam com força ao estado, com volumes esperados acima de 100 milímetros até sexta-feira. E que também vão afetar o estado de Santa Catarina.

Veja também