O Oeste Brasil FC, de Toledo, é em caráter oficial a mais nova agremiação do futebol brasileiro. O nome do clube constou pela primeira vez no sistema da Confederação Brasileira de Futebol na terça-feira (20). O momento foi comemorado pela diretoria e membros do Conselho Deliberativo, que realizam intenso trabalho de preparação para a estreia do clube na Terceirona do Campeonato Paranaense.
O projeto nasceu originalmente com o nome de Esporte Clube Toledo. No entanto, uma oportunidade surgiu e os dirigentes optaram por um caminho mais viável economicamente para o registro da nova agremiação, assumindo o CNPJ do Cascavel CR, agora extinto. A transferência de nome e de cidade foi consolidada terça-feira (20). Foi quando o Oeste Brasil apareceu pela primeira vez no sistema da CBF. O Oeste Brasil fará a sua estreia no futebol profissional, enquanto o Esporte Clube Toledo segue com o projeto de base.
Com um elenco que mescla experiência e juventude sob o comando de Agenor Piccinin, o Oeste Brasil FC se prepara para as disputas do Campeonato Paranaense da 3ª Divisão, cuja estreia acontecerá no próximo sábado (24), às 15h30, no Estádio 14 de Dezembro, diante do Toledo EC. A partida marcará o início de um novo clássico no futebol estadual, confrontando as duas equipes da “Capital do Agronegócio do Paraná”.
Com uma população superior a 150 mil habitantes, Toledo é polo de uma microrregião do Oeste do Paraná formada por 18 municípios e cerca de 400 mil habitantes.