Seis meses depois de retomada a construção do contorno viário de Palotina, a execução das obras está em ritmo bem mais acelerado que o previsto. De 1º de agosto de 2024 até o final de janeiro de 2025, o avanço físico dos trabalhos alcançou 32% contra uma previsão inicial de 20%.
A maior parte dos trabalhos, neste início de 2025, envolve limpeza, escavação, compactação de aterros, construção de galerias, bueiros, caixas de drenagem, canaletas, sub-bases e bases para o asfalto, plantio de grama e remanejamento de redes elétricas.
O contorno viário será formado por 15,2 quilômetros de pistas, viaduto, trevos e rotatórias ligando Palotina a Assis Chateaubriand, Terra Roxa, Francisco Alves e Toledo.
A empreiteira Castilho tem mais 14 meses para concluir os trabalhos. Quando estiver pronto, o contorno viário vai desafogar o trânsito do centro de Palotina. Atualmente, carretas, caminhões e ônibus trafegam por vias urbanas gerando congestionamentos nos sinaleiros, especialmente nos horários de troca de turno dos abatedouros de frangos e de peixes da C.Vale. Até sua conclusão serão investidos R$ 170 milhões.