Data Atual

Justiça manda RS suspender volta às aulas na rede estadual por causa do calor; governo vai recorrer

A Secretaria Estadual de Educação irá recorrer.
(Foto: Climatempo)

A Justiça do Rio Grande do Sul atendeu ao pedido do sindicato do professores estaduais para adiar o início das aulas na rede, que estava marcado para esta segunda-feira (10). A nova data para o começo do ano letivo será na segunda-feira, 17.

O pedido, segundo o sindicato, aconteceu devido à previsão de calor extremo nos próximos dias e falta de estrutura adequada para suportar altas temperaturas em escolas da rede. A decisão é em caráter provisório (liminar), e a Secretaria Estadual de Educação (SEDUC) irá recorrer.

Em nota, a SEDUC, se manifestou dizendo que “A Procuradoria-Geral do Estado (PGE-RS) estuda a decisão e elabora o recurso cabível”.

A movimentação para o adiamento das aulas iniciou na última semana:

  • Na quinta-feira (6), a diretoria do Centro dos Professores do Estado do Rio Grande do Sul (CPERS) solicitou à Casa Civil do Estado em reunião, para que o começo do período letivo na rede pública estadual fosse adiado.
  • Ainda na quinta, a Secretaria Estadual da Educação (Seduc) informou, por meio de nota, que manteria a data prevista para volta às aulas e que seguiria monitorando os alertas de calor e as orientações da Defesa Civil.
  • Na sexta (7), a diretoria do 39º Núcleo do CEPERS, responsável por Porto Alegre, propôs ao sindicado que o pedido fosse para a justiça.
  • No sábado (8), o pedido foi negado. O sindicato entrou com recurso.
  • No domingo (9), o sindicato teve o pedido atendido.

Onda de calor
A onda de calor que está agindo no Rio Grande do Sul deve ser acentuada nos próximos dias, segundo a Climatempo. Os meteorologistas estão prevendo temperaturas altas, com o pico do calor entre segunda e terça-feira em algumas regiões do RS. Em Porto Alegre, as máximas podem chegar aos 40ºC.

Na última semana, algumas cidades chegaram a registrar recordes históricos de temperaturas, como no caso de Quaraí, que registrou calor de 43,8ºC, maior temperatura do RS em mais de um século, segundo a Climatempo. Recorde esse que pode ser superado, segundo a previsão.

De acordo com alerta emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), o RS segue em área de grande perigo, com temperatura 5ºC acima da média e risco à saúde.

Veja também