Reunião em Brasília resulta em avanços no projeto do IFPR em Marechal Rondon

Na pauta esteve o projeto de implantação de um campus do Instituto Federal do Paraná (IFPR) em Marechal Cândido Rondon, bandeira defendida há mais de uma década pela comunidade local.

A comitiva rondonense formada por autoridades e lideranças empresariais comemorou o resultado da reunião ocorrida na tarde de terça-feira (06), na Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (MEC), em Brasília.

Na pauta esteve o projeto de implantação de um campus do Instituto Federal do Paraná (IFPR) em Marechal Cândido Rondon, bandeira defendida há mais de uma década pela comunidade local.

O prefeito Adriano Backes, os vereadores presidente Valdir Sachser (Valdirzinho), 1º secretário Welyngton Alves da Rosa (Coronel Welyngton); Fernando Nègre, Juliano Oliveira e Rodrigo Pulga (Verde) – estes membros da Comissão de Educação, Cultura, Saúde, Bem-Estar Social e Ecologia do Poder Legislativo –, juntamente com a presidente da Acimacar, Geovana Krause, os ex-presidentes, Paulo Grenzel e Carla Rieger, e o gerente-executivo da entidade, Marcelo Ewerling, mais o deputado federal Elton Welter, foram recebidos pelo diretor do MEC, Charles de Souza, e pelo reitor do IFPR, Adriano Viana Pereira.

Na oportunidade, o prefeito Adriano Backes reafirmou o compromisso do Município em doar o terreno para a implantação do campus do Instituto, o que está entre as exigências do MEC para viabilizar o projeto.

Centro de Referência
Um dos pontos mais importantes durante a reunião foi a proposta apresentada pelo Ministério da Educação, de implantação de um Centro de Referência do IFPR, que funcionaria em uma estrutura já pronta existente no município.

A vantagem desta alternativa é que neste Centro poderiam ser iniciadas, em um tempo muito mais curto, as aulas de cursos com os quais Marechal Cândido Rondon quer ser contemplado, nos setores agrícola e industrial e na área de Pedagogia, que também atenderiam os municípios da região.

“Uma vez implantado o Centro de Referência, seria natural a implantação do campus do IFPR”, resume o vereador Fernando Nègre, que preside a Comissão de Educação, Cultura, Saúde, Bem-Estar Social e Ecologia do Poder Legislativo.

Otimismo
Após o fim do encontro, assim como os diretores da Acimacar, o deputado federal Elton Welter considerou que houve avanços importantes na pauta, destacando a união de esforços do setor público e de entidades rondonenses como fatores que contribuem para o projeto.

O vereador presidente Valdirzinho, por sua vez, avaliou como significativas as tratativas na Capital Federal. Ele lembrou que a proposta de implantação do campus do IFPR ganhou impulso maior a partir de reunião ocorrida em fevereiro, na Câmara Municipal, com o reitor da Instituto, que voltará para Marechal Cândido Rondon no próximo dia 23, para dar andamento às negociações.

“Estamos confiantes”, frisou Valdirzinho. O mesmo otimismo foi manifestado pelo prefeito Adriano Backes, que ressaltou que a criação dos cursos técnicos no município atenderá uma necessidade por mão-de-obra qualificada nas atividades produtivas, no campo e nas indústrias instaladas em Marechal Cândido Rondon e cidades vizinhas.

“A gente precisa ter hoje formação de mão-de-obra. Por isso estamos aqui em Brasília, onde tivemos avanços muito grandes. Tenho certeza que essa reunião foi de suma importância para trazer o IFPR para o município”, avaliou Adriano Backes.

Veja também