O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos) repercutiu na segunda-feira (7) o apoio do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que saiu em defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
Em suas redes sociais, o governador escreveu que o ex-mandatário “deve ser julgado somente pelo povo brasileiro”.
“Com a palavra, presidente @realdonaldtrump . @jairmessiasbolsonaro deve ser julgado somente pelo povo brasileiro, durante as eleições. Força, presidente!”, disse.
Nesta segunda-feira, Trump usou as redes sociais para dizer que o líder da direita brasileira é, assim como ele, alvo de perseguição política. No mesmo post, Trump pede para que “deixem Bolsonaro em paz”.
À CNN, Bolsonaro disse ter recebido “com alegria” a manifestação do presidente norte-americano.
“[Recebi essa manifestação] Com alegria. Trump é um grande chefe de Estado com o qual convivi por dois anos, sempre defendendo nossas nações e a liberdade”, disse o ex-presidente.
Tarcísio e Bolsonaro
Nas últimas semanas, o governador e os aliados políticos junto com o ex-presidente fizeram ato na Avenida Paulista, pedindo “Liberdade e Justiça”. O evento foi marcado por pedidos de voto impresso, metas para a eleição de 2026 e críticas ao governo Lula, à própria direita e à atuação de ministros do STF Supremo Tribunal Federal).
Além disso, em maio, Tarcísio já tinha afirmado durante um evento em Nova York, que “não existia direita sem Bolsonaro”. Mesmo descartando a candidatura à Presidência em 2026, o governador aparece em boas posições nas pesquisas eleitorais.
Já o ex-presidente, está inelegível por decisão do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) até 2030. Ele também é réu no processo que investiga uma suposta tentativa de golpe de Estado no final das eleições de 2022. Jair Bolsonaro é acusado por cinco crimes na ação que tramita no STF, entre eles organização criminosa armada, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, e golpe de Estado.