Criado em 1995, o Programa A União Faz a Vida, completou 30 anos na última quinta-feira, 17 de julho. Com o objetivo de proporcionar o desenvolvimento dos princípios de cooperação e cidadania e com uma metodologia própria que é desenvolvida por meio de projetos cooperativos, o programa promove uma aprendizagem ativa atuando diretamente em escolas públicas e privadas, impactando mais de 5 milhões de crianças e adolescentes até hoje.
“É com muita alegria e orgulho que comemoramos essas três décadas de atuação do Programa A União Faz a Vida. Desde sua criação, com o envolvimento das escolas, educadores e assessores pedagógicos junto com as cooperativas locais, conseguimos promover mudanças significativas na educação das comunidades onde atuamos. Os relatos pessoais são a melhor medida do impacto dessa iniciativa ao longo do tempo”, destaca Romeo Balzan, superintendente de Cooperativismo da Fundação Sicredi.
Com o mote “30 anos de descobertas, 30 anos de história pra contar”, as celebrações terão diversas ações no decorrer do ano, entre elas o concurso “Qual nome é a minha cara?”, que foi recentemente lançado e convida as instituições de ensino participantes do A União Faz a Vida a sugerirem um nome para a mascote — uma abelha, símbolo de união e cooperação. O resultado será divulgado em novembro, durante o Summit Nacional de Cooperativismo promovido pela Fundação Sicredi.
Fazendo a diferença
O Programa, que iniciou no município de Santo Cristo (RS), cresceu e nestas três décadas milhares de estudantes em conjunto com os professores e comunidade educativa realizaram expedições investigativas e desenvolveram projetos a partir das suas curiosidades, relacionando as aprendizagens com a vida.
Presente em 15 estados brasileiros, ao longo desse período já impactou positivamente 5,3 milhões de crianças e adolescentes, envolveu 250 mil educadores e alcançou 4,9 mil escolas em mais de 780 municípios.
Com valores essenciais como o diálogo, justiça, solidariedade e respeito à diversidade, a abordagem pedagógica é centrada em projetos cooperativos, que estimulam o pensamento crítico, a escuta ativa e o protagonismo. Além disso, todos os integrantes do projeto se engajam e participam ativamente, sejam eles estudantes, profissionais da educação, pais ou comunidade. Uma verdadeira Rede de Compromisso que valoriza cada pessoa que faz parte do Programa. Saiba mais: Programa A União Faz a Vida – SICREDI
Histórias que inspiram
Entre os muitos exemplos de transformação proporcionados pelo Programa, está o de Taiane Thume, 40 anos, assessora administrativa da Cooperativa Sicredi União RS/ES. Ela participou do A União Faz a Vida aos 10 anos, na Escola Municipal Nossa Senhora Medianeira, em Santo Cristo (RS), município onde o Programa nasceu. Hoje, Taiane reconhece a influência do Programa em sua trajetória pessoal e profissional.
“Foi uma ótima experiência ter participado do Programa, que influenciou muito minha vida e segue influenciando. Ele me ensinou sobre como trabalhar em equipe, a importância da cooperação, e como desenvolver ações para melhorar minha escola e minha comunidade. Reforçou importantes valores aprendidos em casa, como o respeito, educação, olhar para o próximo, o que contribuiu para minha formação como uma boa cidadã”, afirma Taiane.
Outro exemplo é o de Isabela Ventura, 31 anos, coordenadora pedagógica da Escola Milton Cézar de Souza Filho – APAE de Santana do Itararé (PR). Isabela participa do Programa desde 2019, por meio da Cooperativa Sicredi Norte Sul, e acompanha de perto os impactos positivos dele na instituição.
“O Programa A União Faz a Vida tem sido uma experiência extremamente enriquecedora para a nossa escola. A proposta de desenvolver projetos com temas diversos, envolvendo diferentes turmas, trouxe um novo olhar para as práticas pedagógicas, promovendo o protagonismo dos estudantes, a colaboração entre os professores e o fortalecimento dos vínculos com a comunidade escolar”, enfatiza a coordenadora.
Sobre a Fundação Sicredi
A Fundação de Desenvolvimento Educacional e Cultural Sicredi, conhecida como Fundação Sicredi, foi criada em 2005 com o objetivo de preservar a essência do cooperativismo no desenvolvimento do Sicredi. Como uma organização da sociedade civil, a Fundação Sicredi se dedica à estruturação e desenvolvimento de programas e iniciativas educacionais, sociais, culturais, ambientais e de desenvolvimento de lideranças cooperativistas, implementados pelas Cooperativas em todo o Brasil, voltados a expandir nosso impacto positivo junto aos associados e nas comunidades onde estamos presentes. Site do Sicredi: Clique aqui