Lei de apoio à 52ª Festa do Porco no Rolete é aprovada por unanimidade em Toledo

Para o vice-presidente do Clube Caça e Pesca, Jair Pagnussat, é uma satisfação poder contar com o apoio do poder público, por meio da lei aprovada.

Foi sancionada, nesta segunda-feira (28), a lei que autoriza o Executivo municipal a prestar apoio logístico, estrutural e cultural ao Clube Caça e Pesca de Toledo, visando à realização da 52ª Festa Nacional do Porco no Rolete. O ato foi realizado no Gabinete do Prefeito de Toledo, e contou com a presença de vereadores, secretários da gestão, representantes do clube, além do prefeito Mario Costenaro e do vice-prefeito Lucio De Marchi.

O valor limite autorizado pela Lei nº 2.960 de 28 de julho de 2025, que foi aprovada por unanimidade na Câmara Municipal e sancionada pelo prefeito, é de até R$ 200 mil, e contempla diversos serviços e melhorias, como, apoio da Guarda Municipal; fornecimento de pedra britada, pedrisco e máquinas para melhorias nos acessos do clube; caminhão-pipa para limpeza do pátio; contratação de shows artísticos incluindo a estrutura; disponibilização de ambulância e profissionais de saúde; e reforma e adequações no estande do município no clube.

Para Costenaro, a Festa Nacional do Porco no Rolete é uma das mais tradicionais festas de Toledo. “É a que nos dá maior relevância e referência em termos nacionais. Ela também contribui com uma atração de investimento para a cidade”, destacou. Ele enfatizou que a festa é um lugar de união e de celebração, onde as pessoas pensam em Toledo e se reúnem para comemorar. “Nosso projeto é nos mantermos unidos frente a um propósito maior, que é Toledo. Quando vejo as pessoas se juntando em apoio à Festa do Porco no Rolete, que é também um apoio a Toledo, vejo que é um reflexo daquilo que nós desejamos”, ressaltou Costenaro.

O vereador Chumbinho Silva, líder do governo na Câmara Municipal, reforçou a importância do apoio unânime do Legislativo para a lei. Ele relembrou que, quando participou de um treinamento na cidade de São Paulo, ficou conhecido como “da cidade do Porco no Rolete”. “Isso é muito gratificante. A gente vê os empregos temporários que a festa gera. Eu participo dessa festa desde a 14ª edição, e podemos ver a evolução”, destacou.

Professor Oseias ressaltou a importância da festa para a divulgação do nome de Toledo em nível nacional e ainda o trabalho de apoio social desenvolvido em cada edição do evento. Este aspecto também foi destacado nas falas dos vereadores Marcos Zanetti e Ricardinho Santos.

Para o vice-presidente do Clube Caça e Pesca, Jair Pagnussat, é uma satisfação poder contar com o apoio do poder público, por meio da lei aprovada. “Sem esse apoio e essa parceria para transportar o fardo, ficaria muito mais difícil. Então acho que tudo se resume em gratidão. A gente vai desenhar algo para muitos anos daqui para frente para que a coisa cada vez aconteça de uma maneira melhor”, agradeceu. Ele também afirmou que quanto mais a festa estiver fortalecida, mais o município será lembrado.

Veja também