Em visita oficial ao presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), na quinta-feira (7), o presidente do PSD, Gilberto Kassab, confirmou ao petista que o governador do Paraná, Ratinho Jr. será candidato à presidência pela legenda em 2026.
A informação foi dada em primeira mão pela Jovem Pan.
Dessa forma, Ratinho Jr. venceria a disputa com outros presidenciáveis dentro do PSD, como o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSD).
Leite deixou o PSDB para se juntar ao PSD este ano e como não pode mais disputar o governo gaúcho deve buscar uma vaga no Senado Federal em 2026.
Ratinho Jr. também não pode disputar a reeleição ao Governo do Paraná em 2026 e caso seja confirmado como candidato a presidente, amplia a disputa pela sucessão ao cargo de governador e na briga pelas duas vagas do estado ao Senado.
Em entrevista ao jornal O Globo, Kassab recuou no posicionamento de meses atrás e disse que Lula, hoje, é favorito para ser reeleito na próxima disputa presidencial.
“Pesquisa reflete momento. Naquele momento, os números mostravam isso. Agora, ele ganharia”, disse Kassab.
Na mesma entrevista, Kassab ainda disse que o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), precisará que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) apoie publicamente Tarcísio para viabilizar uma candidatura.
“Não dá para sair candidato sem o apoio da maior figura da direita. E também é preciso que haja uma união dos partidos de centro ao seu nome”, finalizou.