O programa Desenrola Rural ultrapassou 313 mil operações de renegociação de dívidas, superando a meta inicial de 250 mil acordos. A iniciativa, do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, já negociou em 2025, até o final de julho, R$ 6,3 bilhões em créditos, beneficiando mais de 175 mil agricultores e agricultoras familiares.
Criado para possibilitar a liquidação ou a renegociação de dívidas de agricultores familiares em situação de inadimplência, o programa também atende pescadores artesanais, povos e comunidades tradicionais, como quilombolas e indígenas.
Além de permitir o acesso novamente ao crédito rural por meio das linhas do Pronaf, Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar, o Desenrola Rural contribui para a sustentabilidade, a ampliação da capacidade produtiva e a geração de renda no campo. A maior parte das renegociações envolve dívidas de pequeno valor, a maioria abaixo de R$ 20 mil.
Para participar do Desenrola Rural, o agricultor ou agricultora familiar deve procurar o banco ou instituição financeira onde contratou o financiamento. Também é possível buscar atendimento nos pontos de apoio de sindicatos, cooperativas ou entidades credenciadas.