Caminhão que transportava trabalhadores é atingido por trem em cruzamento do Paraná e homem é socorrido em estado grave

Segundo o Corpo de Bombeiros, outras duas tiveram ferimentos moderados e e cinco foram socorridas com ferimentos leves.

Um caminhão que transportava trabalhadores foi atingido por um trem na manhã de sábado (6) em Jandaia do Sul, no norte do Paraná. O acidente, que aconteceu na BR-369 por volta das 6h, foi registrado por uma câmera de segurança.

Segundo o Corpo de Bombeiros, um trabalhador que estava no caminhão foi socorrido em estado grave e levado para o Hospital da Providência, em Apucarana, que fica na mesma região.

Duas pessoas tiveram ferimentos moderados e outras cinco se feriram levemente, e foram levadas para o Hospital Nossa Senhora de Fátima, em Jandaia do Sul.

Nas imagens, é possível ver que o caminhão se aproxima da linha férrea e quanto está quase finalizando a travessia do cruzamento, é atingido na traseira pela locomotiva.

Conforme o Corpo de Bombeiros, 16 trabalhadores estavam no caminhão, além do motorista.

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) informou que o caminhão transportava trabalhadores em um compartimento adaptado com bancos. Contudo, em consulta nos sistemas da corporação, os agentes verificaram que o caminhão consta apenas como veículo de carga.

A empresa responsável pelos trabalhadores ainda não foi localizada.

Em nota ao g1, a Rumo Logística, empresa responsável pelo trem e pela concessão da ferrovia, informou que o motorista do veículo tentou cruzar a linha férrea, desrespeitando a sinalização. Veja abaixo a nota na íntegra:

“A concessionária informa que um transporte de trabalhadores colidiu com um trem na manhã deste sábado (6), por volta das 6h17, em uma passagem em nível em Jandaia do Sul (PR). O acidente ocorreu quando o motorista do veículo tentou cruzar a linha férrea, desrespeitando a sinalização e falhando em adotar os procedimentos de segurança ‘pare, olhe e escute’. Apesar da pronta ação do maquinista, que acionou as buzinas e os freios de segurança, o impacto não pôde ser evitado devido ao peso a dimensão do trem. Equipes da concessionária e do Serviço de Urgência (SAMU) foram mobilizadas para prestar atendimento aos feridos que foram levados imediatamente ao hospital. A via férrea já está liberada para passagens de trens. A concessionária reitera que, conforme o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), a linha férrea possui preferência para os trens. Atravessar uma passagem de nível sem realizar parada configura em infração gravíssima”, informou a nota.

Veja também