Terminou em prisão o depoimento do presidente da Conafer, a Confederação Nacional de Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares Rurais à CPI Mista do INSS na segunda-feira (29). Depois de nove horas de depoimento, o presidente da Comissão, Carlos Vianna, anunciou a prisão de Carlos Roberto Ferreira Lopes, por falso testemunho, após pedidos insistentes de parlamentares.
Durante o depoimento, ele negou acusações de fraude, e, segundo o presidente da CPI, entrou em contradição, por exemplo, ao falar do aumento da arrecadação da Conafer, do ganho patrimonial dele próprio, e sobre sócios da empresa.
A reportagem tenta contato com a defesa, mas a informação é a de que, ainda de madrugada, Carlos Roberto Ferreira Lopes, teria pagado fiança e sido liberado. E essa é a segunda prisão da CPI. Na semana passada foi a vez de Rubens Oliveira, que seria sócio do Careca do INSS.
Os parlamentares ainda ouviriam Fernando Cavalcanti, mas adiaram a oitiva dele para a próxima segunda feira. Fernando foi um dos alvos da operação do INSS e teve bens de luxo apreendidos. Ele seria sócio do advogado Nelson Wilians Rodrigues, que já está com a prisão preventiva aprovada pela própria CPI Mista.