Aécio Neves deve assumir presidência nacional do PSDB

Atual presidente da sigla, Marconi Perillo, deve deixar o cargo para disputar o governo de Goiás em 2026.
© Valter Campanato/Agência Brasil

O deputado federal Aécio Neves (PSDB-MG) desponta como favorito para assumir a presidência nacional do PSDB. O atual presidente da sigla, Marconi Perillo, deve deixar o cargo para disputar o governo de Goiás em 2026. A apuração é do analista de Política da CNN Pedro Venceslau no CNN 360º.

Aécio já ocupou a presidência do partido anteriormente, quando era senador e disputou a presidência da República. Na época, o cargo permitiu que ele tivesse maior mobilidade e articulação política em âmbito nacional.

Caso assuma o comando da legenda, Aécio encontrará um cenário diferente do passado. O PSDB enfrenta atualmente um período de declínio, com perda de parlamentares e possível redução no número de governadores.

Apesar das dificuldades, o partido ainda mantém uma estrutura considerável, com representação na Câmara dos Deputados e recursos financeiros em caixa. A posição de presidente nacional do PSDB poderia fortalecer uma eventual candidatura de Aécio ao governo de Minas Gerais.

Embora as articulações estejam em andamento, assessores e aliados de Aécio afirmam que ainda não há decisão definitiva sobre sua candidatura ao governo mineiro. Pesquisas de intenção de voto apresentam resultados divergentes sobre seu desempenho no estado, onde já foi governador por dois mandatos.

Veja também