A decisão de Tarcísio de Freitas (Republicanos) de concorrer à reeleição em SP abriu caminho para o governador do Paraná, Ratinho Jr. (PSD), se posicionar como potencial candidato à presidência em 2026. A movimentação política ganhou força o governador paulista afirmar não ter pretensões presidenciais no próximo pleito. A apuração é da âncora da CNN Débora Bergamasco no CNN 360º.
Pessoas próximas a Ratinho Jr. avaliam que o cenário se tornou mais favorável para uma possível candidatura do governador paranaense. Um dos principais diferenciais apontados é sua autonomia política, que não depende de decisões ou articulações de outros atores políticos para definir seus próximos passos.
A situação contrasta com a de Tarcísio, que, apesar de sua expressiva posição no espectro político da direita, encontra-se em uma situação mais delicada em termos de autonomia decisória e depende do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Mesmo com sua atual declaração, analistas políticos não descartam uma eventual mudança de posicionamento caso seja necessário.
O tempo também emerge como fator crucial nessa equação política. Ratinho Jr. tem a seu favor a possibilidade de construir sua candidatura de forma mais orgânica e planejada, contando com o apoio de Gilberto Kassab, líder do PSD, partido ao qual é filiado.