O Setor de Cooperativismo da Copagril realizou, nesta sexta-feira (27), o primeiro encontro do “Herdeiros do Campo”, um dos pilares do Programa Legado do Agro. O encontro, que ocorreu no Salão Social da AACC em Marechal Cândido Rondon, reuniu 11 famílias de associados, incluindo pais e filhos.
A Copagril compreendendo a relevância da sucessão familiar para seus associados e para o agronegócio, visa oferecer com o programa, o conhecimento prático sobre agricultura; além de se concentrar em um aspecto fundamental e que muitas vezes é ignorado: o processo de sucessão.
A sucessão familiar nas propriedades rurais representa uma transição entre o futuro e passado. Trata-se da transferência do legado de uma geração para a outra, assegurando a continuidade dos negócios, dos valores familiares e da herança cultural que moldaram a vida no campo. Esse processo é repleto de desafios, abrangendo questões legais, gestão eficiente dos negócios e, mais importante, a preservação das relações familiares.
De acordo com o diretor-presidente da Copagril, Eloi Darci Podkowa, o propósito do programa é incentivar que pais e filhos trabalhem conjuntamente visando à continuidade dos negócios das famílias no campo. Nós acreditamos que, mais importante do que herdar, é a sucessão familiar nas propriedades. Por isso, com este programa oferecemos a oportunidade das famílias realizarem um planejamento para o futuro das atividades na propriedade rural, declara.
O programa “Herdeiros do Campo” representa um passo significativo nessa jornada de preparação para a sucessão familiar no meio rural. Em parceria com o Sindicato Rural de Marechal Cândido Rondon e o Sistema Faep/Senar-PR, o objetivo é conscientizar as famílias sobre a importância do planejamento sucessório das propriedades rurais, além de fornecer ferramentas legais, conhecimentos sobre governança, gestão de negócios e a construção de relações familiares sólidas.
A Copagril entende que o sucesso duradouro de seus associados está diretamente ligado à capacidade de enfrentar esses desafios. Portanto, como parte de seu compromisso contínuo em apoiar e fortalecer seus associados, a cooperativa desenvolveu o Programa Legado do Agro que engloba o Herdeiros do Campo; Cooper Júnior e Agroinova como uma iniciativa essencial para prepará-los para essa transição.
Com Assessoria