Rio do Sul e Taió, no Vale do Itajaí, registram enchente no domingo (5). Os estragos ocorrem mesmo em um dia de sol nos dois municípios, que ao longo da última semana tiveram chuva volumosa e aumento do nível dos rios.
As cidades ainda não saíram da situação de enchente vivida desde a última sexta-feira (3), quando o Rio Itajaí-Açu e o Itajaí do Oeste voltaram a subir.
Em Taió, o rio chegou a 10,38 metros neste domingo. O município enfrenta a quarta enchente desde o começo de outubro. Até a última atualização do texto, 90 pessoas estavam em um abrigo aberto pela prefeitura. Já em Rio do Sul, o rio estava em 9,49 metros no início desta tarde.
A previsão é de que o retorno dos moradores para as casas e limpeza pública das ocorra a partir de segunda-feira (6).
Qual motivo?
A enchente em dia sem chuva ocorre por dois fatores, conforme o professor da Universidade Regional de Blumenau (Furb) e doutor em Hidrologia, Ademar Cordero. A primeira situação e a declividade das cidades, que é quase plana.
Além disso, a capacidade das barragens também interfere. As barragens de Taió e Ituporanga ainda estavam vertendo pela manhã, conforme última atualização da Defesa Civil. Isso significa mais água em rios com níveis já elevados mesmo sem chuva.
Com informações do G1