Início / Agricultura

Agricultor colhe batata-doce gigante com técnica que aprendeu com os avós: 'Influência da lua'

Hortaliça encontrada tem mais de sete quilos e 80 centímetros de diâmetro.

Agricultor colhe batata-doce gigante com técnica que aprendeu com os avós: 'Influência da lua'
Supermercado Copagril
Supermercado Copagril

Assim como em outros setores do agro, o cultivo de legumes e verduras pode fugir do padrão e render histórias curiosas. Foi o que aconteceu com Edivaldo Rodrigues, de 52 anos, produtor rural em Viana, no Espírito Santo.

Na última semana, durante a colheita na propriedade, ele se deparou com três batatas-doces gigantes. A maior delas surpreendeu pelo tamanho: 7,15 quilos e 80 centímetros de diâmetro, enquanto o peso médio de uma unidade do tubérculo para comercialização varia de 200 gramas a 400 gramas, conforme a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa),

As outras duas raízes tuberosas, embora menores, também chamaram a atenção, com 5,25 quilos e 5,75 quilos, respectivamente.

Apesar da criação no campo e da experiência acumulada ao longo dos anos no cultivo da batata-doce, esta foi a primeira vez que o agricultor encontrou um alimento de dimensão tão grande, conta à Globo Rural.

Segundo Edivaldo, além dos cuidados na preparação do solo e no manejo da lavoura, outro fator foi determinante para o desenvolvimento da batata-doce: o plantio na fase correta da lua há cerca de cinco meses.

“Tem, sim, influência da lua minguante na plantação da batata. No meu sítio, todas as raízes eu sempre plantei e vou continuar plantando assim. Sempre deu muito certo. É uma orientação que aprendi com meus pais e avós, que também eram agricultores”, relata.

Basear-se na lua para definir o período do plantio de hortaliças é uma prática associada à agricultura biodinâmica, sistema que considera os ciclos naturais, como a influência lunar, importantes para o desenvolvimento de legumes e verduras.

Além de priorizar o plantio de culturas que se desenvolvem abaixo do solo na lua minguante, como a batata-doce, o agricultor de Viana (ES) aguarda a lua crescente para semear as hortaliças folhosas. Já a lua nova é reservada para a poda de árvores frutíferas, enquanto a cheia, direcionada à abóbora.

O que diz a ciência?
Conforme a Embrapa, não há comprovação científica de que as fases da lua influenciam no crescimento de alimentos a partir da data de plantio. Isso porque, do ponto de vista experimental, não é possível isolar o fator lunar de outras variáveis que interferem diretamente nas culturas.

Mas, então, quando plantar a batata-doce? A instituição ligada ao Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) completa que no Brasil, um país de dimensões continentais, cada região apresenta particularidades, como solo, luz, regime hídrico, temperatura e condições de mercado, que devem ser consideradas na escolha.

“E também depende da genética. Cada cultivar tem um comportamento único e é de grande importância que o produtor conheça o clone que está plantando”, finaliza a Embrapa.

Primato
Primato