quarta-feira, 21 de fevereiro de 2024

quarta-feira, 21 de fevereiro de 2024

Search
Close this search box.

Agricultura 5.0 é destaque no Dia de Campo Copagril 2024

Ao longo dos três dias do evento, a Cooperativa Agroindustrial Copagril está difundindo o seu Programa Agricultura 5.0, que é um conjunto de produtos e serviços tecnológicos capazes de impulsionar a produtividade agrícola.

A tecnologia está presente no Dia de Campo Copagril visando proporcionar uma agricultura mais assertiva para o futuro dos produtores que passam pela Estação Experimental da Cooperativa, em Marechal Cândido Rondon.

Ao longo dos três dias do evento, a Cooperativa Agroindustrial Copagril está difundindo o seu Programa Agricultura 5.0, que é um conjunto de produtos e serviços tecnológicos capazes de impulsionar a produtividade agrícola.

O Programa Agricultura 5.0 Copagril possui cinco pilares: agricultura de precisão com o Prosolo; análise da compactação de solo com Penetrômetro Digital; mapeamento preditivo de áreas com drone de asa fixa (vant); drones de pulverização agrícola; e tecnologia de irrigação artificial com luz.

As novidades dentro do programa podem ser conferidas por associados e demais produtores rurais e visitantes no estande Agricultura 5.0, bem como nos estandes das empresas parceiras do programa: Xmobots, Fienile e Netword Agro.

Prosolo
O Prosolo é um serviço prestado pela Copagril que permite analisar a composição do solo em detalhes. A partir das análise o produtor tem condições de realizar correções específicas no solo, como calagem, gessagem e aplicação de cloreto. Desse modo, cada planta recebe exatamente o que precisa para prosperar, maximizando o potencial produtivo das lavouras.

Penetrômetro
Por sua vez, a análise de compactação do solo é um serviço oferecido gratuitamente pela Cooperativa aos seus associados. Com o uso do penetrômetro digital, é possível avaliar com precisão a compactação do solo em diferentes profundidades. Essa informação é essencial para implementar medidas corretivas, como a utilização de implementos específicos e técnicas de manejo apropriadas.

Mapeamento preditivo
A partir de uma parceria entre a Netword Agro e a Copagril, é colocado à disposição dos associados a contratação do serviço de mapeamento de áreas de cultivo. Os drones de asa fixa sobrevoam as áreas, capturando imagens de alta resolução e dados vitais que são processados por algoritmos avançados que identificam padrões e comportamentos, permitindo antecipar e prevenir surtos de pragas e doenças nas lavouras. Posteriormente, os mapas orientam a aplicação de defensivos com maior precisão.

Drones de Pulverização
O quarto pilar do programa são os drones de pulverização agrícola, comercializados pela Loja de Máquinas e Implementos Agrícolas Copagril, bem como nas Lojas Agropecuárias Copagril.

São equipamentos fornecidos pela Xmobots, empresa do grupo Embraer, que proporcionam aos agricultores realizar a aplicação de defensivos visando maior eficiência no manejo de pragas e doenças no campo, proporcionando redução de custos de defensivos, bem como de água e óleo diesel, reduzindo custos e se tornando mais sustentável.

Irrigação com luz
Uma novidade apresentada este ano no Dia de Campo Copagril é trazida pela empresa Fienile e testada na Estação Experimental da Cooperativa: a irrigação artificial de plantas com luz.

No local, os visitantes podem ver o primeiro pivô central com iluminação artificial do mundo, o qual contém a tecnologia chamada “irriluce” que oferece uma suplementação luminosa para as plantas, visando aumentar a produtividade das culturas.

O Dia de Campo Copagril que iniciou na quarta-feira (10) segue com programação até as 16 horas desta sexta-feira (12), na Estação Experimental da Cooperativa, localizada à rodovia PR 491, Km 02, em Marechal Cândido Rondon, saída para Nova Santa Rosa. A entrada é gratuita.

Com Assessoria

Veja também
Clube organiza prova aberta de pesca da corvina em Porto Mendes

Clube organiza prova aberta de pesca da corvina em Porto Mendes

A premiação, composta por motores de popa e barcos de alumínio, é patrocinada pelo município, conforme prevê a lei 5.379/22.

Reajuste dos salários dos servidores municipais de Marechal Rondon será de 5,5%

Reajuste dos salários dos servidores municipais de Marechal Rondon será de 5,5%

Alto escalão da Prefeitura e vereadores terão reajuste menor: 3,71%.