Data Atual

Aluna acha que não passou em Medicina, faz matrícula em cursinho, mas descobre aprovação após ser contatada por reportagem no Paraná

Letícia Ribeiro, de 17 anos, conquistou vaga pelo Aprova Paraná, programa recém-lançado no estado.

Letícia Ribeiro, de 17 anos, é uma das novas alunas do curso de Medicina da Universidade Estadual de Londrina (UEL), no norte do Paraná. A caloura, natural de Curitiba, só ficou sabendo da aprovação quando foi procurada por uma equipe de reportagem da RPC, afiliada da TV Globo no Paraná, para uma entrevista sobre o assunto.

A reação da jovem conferindo a lista após ser procurada pela equipe foi filmada pela família.

A estudante conquistou a vaga por meio do programa Aprova Paraná, lançado em novembro pelo Governo do Estado e que garante 20% das vagas das universidades estaduais sejam reservadas para alunos de escolas públicas.

Achando que não tinha passado, Letícia já estava, há duas semanas, fazendo cursinho para continuar em busca do sonho.

O resultado foi divulgado pela UEL no dia 18 de fevereiro, com 75 candidatos convocados, entre eles, Letícia. A jovem teve média geral de 759.2 pontos.

Quando a reportagem procurou a família da jovem para a entrevista, eles contaram a aprovação para ela, que ficou surpresa.

“Eu estou há duas semanas fazendo cursinho. Daí minha mãe deu a notícia pra mim e eu falei ‘O que você tá falando? Você tá louca? É mentira isso daí, eles nem devem ter visto meu nome direto no site. Deve ser outra Letícia’ […]. Quando cheguei aqui, eu vi meu nome e meu CPF na lista da UEL, eu caí no chão.”

A família, agora, planeja a mudança de Letícia da capital para Londrina – porém, a felicidade pela conquista supera esta preocupação.

“Coração tá batendo forte. Ainda não caiu muito bem a ficha pra mim”, disse Rodrigo Luiz Beber, pai de Letícia.

Veja também