Início / Economia

Aneel anuncia bandeira amarela para contas de luz de dezembro

Início do período de chuvas no Brasil aponta para condições de geração de energia "um pouco" mais favoráveis do que o visto em novembro.

Aneel anuncia bandeira amarela para contas de luz de dezembro
Foto: Agência Brasil
Loya
Loya
A Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) anunciou na sexta-feira (28) que as contas de luz terão aplicação da bandeira tarifária amarela em dezembro, com menor cobrança em relação à bandeira vermelha patamar 1 do mês anterior.

O patamar anunciado para o mês implica em cobrança de R$ 1,885 KW/h a cada 100 KW/h. Em novembro, com a faixa superior, o pagamento era de R$ 4,46 a cada 100 KW/h.

O início do período de chuvas no Brasil aponta para condições de geração de energia "um pouco mais favoráveis" do que o visto até o momento, com expectativas de precipitações maiores para dezembro do que no mês anterior, apesar de estarem abaixo da média histórica para o período.

Com isso, a agência indica que acionamento das termelétricas, que gera custos maiores, continua sendo essencial e pondera que a geração solar "é intermitente e não fornece energia de forma contínua".

As bandeiras tarifárias foram criadas em 2015 pela Aneel para informar aos brasileiros os custos variáveis da geração de energia no país.

O sistema implica na aplicação de determinado patamar de cobrança conforme custos, disponibilidade de recursos hídricos e o acionamento de usinas termelétricas, que possuem produção mais cara.

Através do sistema, consumidores são informados anteriormente sobre a bandeira e podem prever ou ajustar o consumo para diminuir o preço de sua conta de luz.
Mozara
Mozara

Comentários

Sistema de comentários em configuração.

Entre em contato conosco para deixar seu comentário.