Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Após suspender a Oktoberfest, Blumenau decreta situação de emergência por causa das chuvas

Há 107 desabrigados na cidade, segundo a Defesa Civil.
(Foto: Thiago Walter/ NSC TV)

Após suspender a 38ª Oktoberfest, Blumenau decretou situação de emergência por causa das chuvas dos últimos dias e da previsão de elevação do nível Rio Itajaí-Açu. Há 107 desabrigados na cidade, segundo a Defesa Civil.

Às 8h15 deste domingo (8), o nível estava em 9,09 metros, condição que deixa a cidade em “alerta máximo”, segundo a Defesa Civil. A cota para configurar enchente é de 8 metros.

A homologação do documento, na noite de sábado (7), segundo a prefeitura, é importante para facilitar a busca por recursos para atender situações causadas pela enchente, como recuperação de locais atingidos, abastecimento do abrigos e ampliação dos trabalhos de desobstrução de vias.

Com a publicação do texto, o Exército Brasileiro também se coloca à disposição da cidade para eventuais necessidades.

As aulas nas escolas e Centros de Educação Infantil do municípios previstas para segunda-feira (9) foram canceladas. A prefeitura também suspendeu o transporte coletivo neste domingo (8).

Santa Catarina soma 93 cidades com estragos causados pela chuva. De acordo com o boletim da Defesa Civil estadual, atualizado na noite de sábado, duas pessoas morreram e 46 municípios emitiram decretos de situação de emergência.

Oktoberfest
Na sexta-feira (6), uma força-tarefa se mobilizou para desmontar de forma parcial e temporária a estrutura da Oktoberfest Blumenau.

A festa entrou para a 38ª edição na quarta-feira (4), com a abertura do primeiro barril de chope no parque. Na quinta (5), o evento seguiu normalmente.

Com previsão de enchente as atividades previstas para sexta-feira (6), sábado (7), domingo (8) e segunda (9) foram canceladas. A previsão é que sejam retomadas na terça-feira (10).

Impactos
Apesar das decisões, a Defesa Civil não registrou ocorrências na madrugada deste domingo em Blumenau.

Entre quarta-feira (4) e o começo da noite de sábado, a Defesa Civil do município atendeu 214 ocorrências, sendo 119 de deslizamento, 73 análises de risco, 11 quedas de árvore, oito alagamentos e três destelhamentos.

Com informações do G1

Veja também

Últimas Noticias