Data Atual
Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Área plantada de trigo deve ser menor no Paraná em 2024

Tendência aponta que os triticultores paranaenses devem optar por plantação de milho e deixar de plantar trigo em 19% da área cultivável.

No oeste do Paraná, o milho reassumiu a preferência dos produtores – que deixaram de plantar trigo nesta safra. De acordo com a Secretaria da Agricultura e do Abastecimento, essa é a tendência no estado, que aponta que os triticultores paranaenses devem deixar de plantar trigo em 19% da área cultivável.

Segundo o engenheiro agrônomo Carlos Hugo Godinho, a redução na área de trigo está relacionada ao preço pago ao produtor que também caiu.

Em 2024, a cultura de soja não sofreu atrasos, o que favoreceu a entrada do milho no campo.

Segundo o levantamento da safra divulgado nesta semana, as enchentes no estado gaúcho não atingiram a principal região produtora de trigo. Como o estado ainda não começou o cultivo, os impactos na cultura devem ser menores, mas ainda são incertos.

O Paraná e o Rio Grande do Sul concentram 80% da produção nacional de trigo, conforme dados da Companhia Nacional de Abastecimentos (Conab).

“Ainda é uma incógnita. Nós estamos estimando 9 milhões, mas isso ainda em função do histórico, principalmente porque o RS começa o plantio no final deste mês. E, em função de toda a problemática climática, nós não sabemos qual será o impacto na redução de área, que certamente ocorrerá”, explica o diretor executivo de Política Agrícola da Conab, Silvio Porto.

Veja também