Ato cívico em frente ao Paço Municipal dá início à Semana da Pátria em Toledo

O evento reuniu autoridades, representantes das forças de segurança, servidores públicos municipais e colaboradores de empresas do entorno, em uma cerimônia marcada pelo simbolismo e pela emoção.

A Semana da Pátria em Toledo começou na manhã desta segunda-feira (1º) com um ato cívico em frente ao Paço Municipal Alcides Donin. O evento reuniu autoridades, representantes das forças de segurança, servidores públicos municipais e colaboradores de empresas do entorno, em uma cerimônia marcada pelo simbolismo e pela emoção.

A solenidade teve início com a formação da frente de honra, seguida pela execução do Hino Nacional Brasileiro e pelo hasteamento das bandeiras. O pavilhão nacional foi conduzido ao alto pelo deputado federal Dilceu Sperafico; a bandeira do Paraná, pelo promotor de Justiça José Carlos Mendes Filho; e a de Toledo, pelo vice-prefeito Lucio De Marchi, que representou o prefeito Mario Costenaro, que se encontra em compromisso oficial em Curitiba.

Além deles, integraram a frente de honra o subtenente Marcos Soares, da Polícia Militar; o delegado Alexandre Macorin, da 20ª Subdivisão Policial da Polícia Civil; o capitão Guilherme Rodrigues de Lima, comandante do 2º Subgrupamento do Corpo de Bombeiros; Rogério de Lima, comandante da Guarda Municipal e secretário de Segurança e Trânsito, e a secretária da Educação, Janice Salvador. O deputado, o vice-prefeito e a secretária também dirigiram breves discursos ao público presente.

Janice destacou que o ato cívico representa uma oportunidade para reforçar valores coletivos e responsabilidades institucionais. “É o momento de nós lembrarmos e fortalecermos o nosso sentimento de pertencimento, a nossa identidade e o nosso compromisso com a defesa da cidadania”, afirma. “Nós, que estamos aqui, que fazemos parte dos três poderes instituídos no nosso país, mais do que qualquer outro cidadão, temos o compromisso de defender a nossa condição de brasileiros, de defender a nossa democracia”, acrescenta a secretária, dirigindo-se aos servidores.

Dilceu ressaltou a importância simbólica da Semana da Pátria como espaço de reflexão sobre os rumos do Brasil. “A independência da nossa terra, do nosso país é uma coisa que nós todos, desde criança, aprendemos a respeitar e amar”, afirma o deputado, que reforçou a necessidade de manter firme a esperança diante dos desafios atuais. “Apesar de vivermos momentos de instabilidade, é hora de refletir e assumir responsabilidade com o nosso país, com nossas famílias e com o futuro dos nossos filhos e netos”, salienta.

Em sua fala, Lucio destacou a relevância histórica da Semana da Pátria e a contribuição do município para o país. “É com muita alegria que começamos aqui a semana da Independência. E nesse pedacinho desse país gigante, o município de Toledo recorda e celebra os 203 anos de nossa independência”, comenta. “Saúdo todos aqueles que ajudaram a construir esta nação, que hoje é o supermercado do mundo, alimentando o planeta com a produção do agro, que hoje é motivo de orgulho nacional”, ressalta o vice-prefeito, que declarou aberta a Semana da Pátria em Toledo.

Apresentações – Após os discursos, os alunos do Infantil 4 da Escola Municipal Antônio Scain apresentaram a canção “Meu Brasil Brasileiro” em versão adaptada para a Língua Brasileira de Sinais (Libras), arrancando aplausos dos presentes. Em seguida, estimularam o público a reproduzir os sinais do primeiro verso da música. 

A iniciativa é parte de um projeto de ensino da Língua Brasileira de Sinais da instituição. Uma intérprete de Libras também acompanhou toda a solenidade, garantindo mais acessibilidade.

A programação segue diariamente até sábado (6), sempre às 8h, em frente ao Paço Municipal. Em caso de chuva, os atos serão transferidos para o hall de entrada do prédio ou para o Auditório Acary Oliveira. Cada dia será conduzido por uma secretaria municipal: na terça-feira (2), pela Assistência Social; na quarta (3), em conjunto entre Assistência Social e Cultura; na quinta (4) e no sábado (6), pelo Esporte e Lazer; e na sexta (5), pela Educação.

Desfile – O encerramento será no domingo (7), data do 203º aniversário da Independência do Brasil, com o tradicional desfile cívico-militar no entorno do Parque Ecológico Diva Paim Barth. Mais de 150 entidades, associações, clubes e órgãos públicos já confirmaram participação no evento.

Veja também