Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Brasil não vai importar tilápias do Vietnã, diz governo federal

Especulações sobre importação surgiram após visita do primeiro-ministro vietnamita ao país.
(Foto: Wenderson Araujo-Trilux/CNA)

O Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) negou na segunda-feira (23) que haja negociações comerciais em andamento entre o Brasil e o Vietnã para a importação de tilápias.

A informação foi divulgada em um comunicado oficial do ministério, que esclareceu ainda que não há nenhum pedido de licença de importação de tilápias do Vietnã registrado no Ministério da Agricultura e Pecuária do Brasil (Mapa).

As especulações sobre a importação de tilápias do Vietnã surgiram nas últimas duas semanas, após a visita do primeiro-ministro vietnamita, Pham Minh Chinh, ao Brasil.

Na ocasião, os dois países assinaram quatro Termos de Cooperação Técnico-Científica e outros documentos referentes à cooperação técnica, que preveem troca de dados e informações.

O MPA afirma que esses acordos não incluem nenhuma previsão de importação de tilápias.

“Todos esses acordos foram devidamente tornados públicos pelo Ministério das Relações Exteriores do Brasil e podem ser acessados por qualquer cidadão”, diz o comunicado.

A Associação Brasileira da Piscicultura (Peixe BR) havia criticado a possível importação de tilápias do Vietnã, argumentando que isso poderia prejudicar a indústria pesqueira nacional.

Com informações do Canal Rural

Veja também