Data Atual

Carro é flagrado com 188 quilos de cabelo humano contrabandeado em rodovia do Paraná

Carga foi avaliada em R$ 380 mil e foi apreendida pela Receita Federal.
(Foto: Receita Federal)

Um carro foi flagrado transitando com cerca de 188 quilos de cabelo humano contrabandeado em uma rodovia na região de Ibiporã, no norte do Paraná, segundo a Receita Federal.

A carga foi avaliada em R$ 380 mil e foi apreendida pelo órgão, que estava fazendo uma operação de fiscalização nas estradas.

Os cabelos estavam dentro de malas e amarrados por mechas. Segundo a Receita Federal, a carga estava vindo da fronteira e tinha como destino a cidade de São Paulo (SP).

A apreensão aconteceu na quinta-feira (30).

Os cabelos vão passar por uma verificação sanitária e, se forem aprovados, serão doados para instituições de assistência social e hospitalar, em especial para o atendimento de pessoas em tratamentos de doenças oncológicas.

“Agora, a Receita Federal iniciará procedimentos para aplicar o perdimento da mercadoria e do veículo. Também irá identificar outros envolvidos e financiadores da ação criminosa”, ressalta o órgão.

A Receita Federal explica que a importação de cabelos humanos é regulamentada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e, para entrar no país, é preciso cumprir rígidas exigências sanitárias.

“Altamente procurados pela aplicação em diversos setores, como indústria cosmética, moda e extensões capilares, a demanda por cabelo natural tem sido bastante elevada. […] Nesse contexto, a Receita Federal tem registrado o aumento do contrabando desse tipo de produto, pois assim o infrator evita a vigilância sanitária, os encargos fiscais e supre a demanda ‘crescente e lucrativa’ do mercado de estética”, ressalta o órgão.

Veja também