A China anunciou o fim do embargo à importação de carne de frango produzida no Rio Grande do Sul, após um ano e meio de restrições. A decisão foi confirmada pelo Ministério da Agricultura aqui do nosso país e por entidades do setor.
A suspensão da compra havia sido imposta pelos chineses após a confirmação de um surto da doença de Newcastle no estado gaúcho em julho de 2024. Naquele ano, o bloqueio contribuiu para a queda de cerca de 1% nas exportações de carne de frango gaúcha.
Até antes do embargo, a China respondia por quase 6% dos embarques de frango do Rio Grande do Sul. A restrição foi em parte compensada pela venda a outros países.
Segundo o Ministério da Agricultura, a retomada das exportações acontece após a comprovação das medidas de controle e erradicação da doença, em conformidade com os protocolos internacionais de saúde animal.
Entidades do setor destacam que a China é um dos principais destinos do frango brasileiro, sendo estratégica no equilíbrio do comércio internacional da proteína animal.






