Os temporais que atingiram o Rio Grande do Sul entre a noite de quarta-feira (20), e a manhã de sexta-feira (22) feriram cinco pessoas e deixaram pelo menos 518 casas destelhadas pelos ventos que chegaram a 142km/h na cidade de Soledade. Metade dos imóveis danificados está na cidade de Cerrito.
A velocidade é compatível com as rajadas de um furacão da categoria 1, segundo a escala de Saffir-Simpson. São Borja, Pelotas, Cruz Alta, Jaguarão e Rio Grande também tiveram ventos acima de 100km/h de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Em Rio Grande uma estrada estadual foi bloqueada por deslizamentos.
Ao todo, 130 cidades relataram impactos para a Defesa Civil do estado. Duas pessoas ficaram feridas na cidade de Santa Maria, outras duas em Taquara e uma em Cerrito, cinco ao todo. A falta de luz afetou 45 cidades. Em todo o estado, segundo a CEEE Equatorial, 815 mil pessoas chegaram a ficar no escuro, restando 95 mil sem luz na manhã desta sexta.
A concessionária de energia elétrica diz que eles estão “empenhados neste trabalho de recuperação da eletricidade com cerca de 500 equipes operando na nossa área de concessão para reverter o quadro com a maior celeridade possível”.
A Defesa Civil do estado ainda contabilizou 24 pessoas que tiveram que deixar suas casas. 16 delas foram para abrigos e outras 8 para a casa de amigos e parentes.