terça-feira, 27 de fevereiro de 2024

terça-feira, 27 de fevereiro de 2024

Search
Close this search box.

Chuvas contribuem para o armazenamento hídrico e os cultivos, aponta boletim da Conab

De acordo com a publicação, a semeadura e o desenvolvimento dos cultivos de primeira safra foram favorecidos.
Foto: Agência Estadual de Notícias do Paraná
Foto: Agência Estadual de Notícias do Paraná

Nas três primeiras semanas de janeiro, chuvas mais regulares e com volumes significativos em grande parte das regiões produtoras do país contribuíram para a recuperação e a manutenção do armazenamento hídrico no solo, possibilitando melhores condições para a safra de 2023/24. A informação é do Boletim de Monitoramento Agrícola (BMA), divulgado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

De acordo com a publicação, a semeadura e o desenvolvimento dos cultivos de primeira safra foram favorecidos. Entretanto, menores índices de chuva e altas temperaturas no Semiárido da região Nordeste e em áreas de Mato Grosso do Sul, São Paulo e Paraná podem ter restringido o desenvolvimento de parte das lavouras.

Na análise dos Índices de Vegetação (IV), o Boletim destacou as áreas com anomalias negativas intensas no norte mato-grossense, devido principalmente à antecipação da colheita da soja, como resultado dos impactos da falta de chuvas e altas temperaturas no início do ciclo.

Nas demais regiões de Mato Grosso e nos outros estados do Centro-Oeste e Sudeste, observa-se um equilíbrio entre as anomalias negativas e positivas dos índices de vegetação. No noroeste rio-grandense, o gráfico de evolução do IV está em ascensão e expressa uma condição mais favorável na safra atual, principalmente em função da frustração das safras anteriores.

Publicado todos os meses, o BMA é resultado da colaboração entre a Conab, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e o Grupo de Monitoramento Global da Agricultura (Glam), além de agentes colaboradores que contribuem com dados pesquisados em campo.

Com Assessoria

Veja também
Entre os dias 04 e 09 de março acontece a Liquida Liquidação em Nova Santa Rosa

Entre os dias 04 e 09 de março acontece a Liquida Liquidação em Nova Santa Rosa

A Acinsar lembra que as lojas estão identificadas com o cartaz e banner da promoção.

Mercadorias avaliadas em R$ 320 mil são apreendidas em Toledo

Mercadorias avaliadas em R$ 320 mil são apreendidas em Toledo

Motorista foi abordado pela PM após ser visto usando o celular enquanto dirigia.