terça-feira, 27 de fevereiro de 2024

terça-feira, 27 de fevereiro de 2024

Search
Close this search box.

Chuvas no RS: quase 14 mil foram afetados pelo temporal no estado

Segundo a Defesa Civil, 51 municípios reportaram danos e ocorrências por causa da tempestade.
(Foto: Reprodução/CNN)
(Foto: Reprodução/CNN)

O temporal que atingiu grande parte do estado do Rio Grande do Sul na noite de terça-feira (16) afetou mais de 13,9 mil pessoas. Ao todo, 51 municípios reportaram ocorrências, 153 pessoas estão desalojadas e um óbito foi registrado no município de Cachoeirinha, na região metropolitana de Porto Alegre. Os dados são da Defesa Civil estadual.

Na última madrugada, não foram reportadas ocorrências graves, assim como não houve registros de cheias nas bacias que estão sendo monitoradas com mais atenção.

O Vale do Caí, composto por 19 municípios, que estava com alerta vigente, agora apresenta condição estável, sem previsão de inundação.

Em Porto Alegre, 74% dos clientes afetados pelos temporais já tiveram luz de volta, segundo a concessionária de energia. Das seis estações de tratamento de água, uma continua fora de operação.

Na quarta-feira (17), o prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo (MDB), decretou emergência na cidade devido aos danos causados pelas fortes chuvas que atingiram a capital gaúcha. O decreto pode vigorar por até 180 dias.

No município de Cachoeirinha, onde foi registrado um óbito em decorrência da queda de um telhado devido aos fortes ventos, a falta de energia prejudicou o abastecimento de água, que está sendo feito por meio de caminhões pipa.

Ao todo, segundo a prefeitura de Cachoeirinha, dez pessoas ficaram feridas e 15 estão desabrigadas. No momento, são 897casas destelhadas, 60 carros danificados, 456 vegetais tombados, 156 postes atingidos e nove bairros sem energia elétrica.

Previsão do tempo para os próximos dias
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta vermelho de grande perigo de tempestade para boa parte do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina nesta quinta-feira (18).

Segundo a Climatempo, há possibilidade de chuva a qualquer momento na faixa leste do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Na faixa norte do Rio Grande do Sul e no sul de Santa Catarina, a previsão é de tempestades. Os ventos podem chegar a 90 km/h em Santa Catarina.

No Paraná, o sol aparece pela manhã, a nebulosidade aumenta, e as pancadas de chuva ocorrem à tarde de forma isolada.

Na sexta-feira (19), o tempo continua instável em toda a região Sul. A passagem de uma frente fria no sul gaúcho favorece chuva a qualquer hora. A área do estado com previsão de chuvas passageiras é o oeste e litoral norte. Nos demais locais, é esperado fortes pancadas de chuva.

No sábado (20), o tempo deve ficar firme no centro-oeste do Rio Grande do Sul. A previsão de chuvas com trovoadas é apenas para o norte gaúcho. Já em Santa Catarina e no Paraná, a previsão é de nebulosidade e chuva a qualquer hora, que pode ser mais intensa no leste dos dois estados.

No domingo (21), o tempo segue firme em grande parte do Rio Grande do Sul e a previsão é apenas de chuvas passageiras. No leste de Santa Catarina e no Paraná, ventos úmidos do oceano favorecem muita nebulosidade e chuva a qualquer hora. Nas outras áreas dos dois estados, a previsão é de pancadas de chuvas com trovoadas no final da tarde.

Com informações da CNN

Veja também
PRF apreende 350 mil maços cigarros em Quatro Pontes

PRF apreende 350 mil maços cigarros em Quatro Pontes

Prejuízo de aproximadamente R$ 1.225.000 ao crime organizado.

Motociclista morre e passageiro fica em estado grave na BR-369, em Cascavel

Motociclista morre e passageiro fica em estado grave na BR-369, em Cascavel

Motorista envolvido foi preso por embriaguez ao volante.

Lula e Lira acertam apoio conjunto à sucessão na Câmara

Lula e Lira acertam apoio conjunto à sucessão na Câmara

Deputado sinalizou ao presidente que não apoiará nome que atue contra pauta governista.