Após a apreensão de 2 toneladas de maconha em Iguaraçu, na região Noroeste, outra ação de grande impacto na luta contra o tráfico de drogas aconteceu na quinta-feira (25) em Santa Helena. A Polícia Militar do Paraná, através dos policiais do Batalhão de Polícia de Fronteira (BPFRON), fez a apreensão de 1.507 quilos de maconha prensada em um caminhão. A ação é parte da Operação Protetor, realizada na região de fronteira.
A equipe fazia patrulhamento de rotina com cães quando fez a abordagem a esse caminhão. Com o apoio do cão farejador Logan, rapidamente foi detectada a presença de entorpecentes no compartimento de carga. Após uma inspeção, foram encontrados diversos fardos de uma substância análoga à maconha. A droga estava embaixo de colchões.
Os dois homens que estavam no caminhão foram presos em flagrante. Além da droga, o veículo utilizado para o transporte também foi apreendido.
A outra grande ação da semana foi na terça-feira (25). Policiais militares do Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv) apreenderam 2 toneladas de maconha em um caminhão que transportava arroz. Os militares realizavam abordagens de rotina na rodovia quando abordaram esse veículo e um cão de faro indicou a presença de ilícitos. O condutor, um homem de 30 anos de nacionalidade paraguaia, foi preso. Ele pegou a droga em Foz do Iguaçu e estava levando as substâncias para Araguari (MG).