A C.Vale estava cumprindo as normas regulamentadoras de segurança no trabalho nas instalações que explodiram na última quarta-feira (26). O coronel Manoel Vasco de Figueiredo Júnior, comandante do Corpo de Bombeiros do Paraná fez o esclarecimento durante entrevista coletiva em Palotina. “Importante relatar que a empresa aqui está totalmente adequada às normas do Corpo de Bombeiros, possuindo o certificado de vistoria e sempre foi uma empresa aqui referência nas questões de segurança, sempre preocupada com isso. O que nós estamos aí para levantar e isso terá que ser feito a nível pericial, o que fator, tendo toda segurança sendo colocada, avaliada, que ocasionou isso, essa explosão. E sempre a gente vai ter um fator, que deve ser analisado, que é a questão do fator humano”, explicou.
O vice-governador do Paraná, Darci Piana, visitou a área de explosão e manifestou solidariedade aos familiares das vítimas. “Mais de 100 pessoas estão envolvidas nesse processo para ajudar essas pessoas. O prejuízo financeiro é muito grande, mas isso é secundário nesse momento. A nossa preocupação na verdade é quanto as pessoas, o ser humano que tá aqui trabalhando, ganhando o seu salário, sustentando a sua família e infelizmente acontece um fato como esse. Então, a gente em nome do governo do Paraná, em nome do povo do Paraná, a gente se solidariza com essas vítimas e com aqueles que ainda estão sofrendo nos hospitais”, relatou.
O presidente da Organização das Cooperativas do Paraná, Roberto Ricken, reforçou que a C.Vale vinha mantendo em dia os procedimentos de segurança no trabalho. “Quero trazer aqui também um abraço do presidente da OCB, todas as cooperativas brasileiras e das 225 cooperativas aqui no Paraná. Então a gente considera isso um acidente. Isso pode acontecer em qualquer setor. A C.Vale é um exemplo nessa área de prevenção, acompanhando todas as NRs. Então, não tenho dúvida nenhuma que isso se trata de uma fatalidade. Infelizmente veio acontecer aqui. Então, nós vamos continuar com todo esse cuidado. O Corpo de Bombeiro trabalha conosco no dia a dia, todas as nossas autoridades também, para que haja segurança, principalmente para as pessoas”, salientou.
O prefeito de Palotina, Luiz Ernesto de Giacometti, disse que os serviços de saúde do município deram apoio no atendimento às vítimas da explosão. “Nós damos todo o aporte que pudemos fazer aí em termos também de hospitais, de médico, de ambulância com o SAMU e fazendo com que também aí o governo, a sensibilidade do governador para dar força aqui pra gente recuperar e tocar o serviço pra frente. A gente fica triste em unção dessa situação que aconteceu”, declarou.

BALANÇO
As explosões aconteceram durante a tarde de quarta-feira (26), oito pessoas morreram e 11 pessoas ficaram feridas, destas, nove estão em estado grave, de acordo com a Secretaria Estado de Saúde (Sesa).
Nesta quinta-feira (27), uma pessoa está desaparecida, segundo a última atualização da Defesa Civil.
Redação com Assessoria