Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Copagril oferece curso de formação para conselheiros administrativos e fiscais

Após a formação, todos estarão aptos a promover uma governança sólida e transparente, alinhada com os valores cooperativistas.

Com o propósito de preparar produtores rurais associados para exercerem a função de conselheiros, a Cooperativa Agroindustrial Copagril, deu início nesta quarta-feira (28), no Salão Social da AACC, em Marechal Cândido Rondon, ao Curso de Formação de Conselheiros(as).

O objetivo é oferecer a todos os participantes a oportunidade de desenvolver competências específicas como planejamento estratégico, comportamental e técnico, visando atender às demandas da Cooperativa da qual eles fazem parte.

O curso, oferecido pela Copagril em parceria com o Sescoop/PR, é uma oportunidade de instrumentalizar os conselheiros fiscais, de administração e associados que se reconhecem como potenciais conselheiros a apreenderem conteúdos estatutários, sobre o sistema organizacional, bem como as políticas e diretrizes da Cooperativa.

Segundo o diretor-presidente da Copagril, Eloi Darci Podkowa, a formação é uma oportunidade para os associados intensificarem sua participação junto à Cooperativa. “A nossa intenção é fazer com que todos os conselheiros e lideranças que possam conhecer de forma mais aprofundada as funções de cada conselho, bem como a sua relevância na gestão da Cooperativa”, enfatizou.

Na opinião do conselheiro fiscal da Copagril, Pedro Becker, que participa do evento, a formação é fundamental para preparar todos que os eleitos para a função de conselheiros. “Espero que essa formação nos ajude muito, pois assumir o conselho fiscal é uma responsabilidade muito grande e com certeza conseguiremos fazer um trabalho muito melhor a partir desta formação”, pontua.

Todos os professores que irão ministrar o curso são doutores e têm experiência prática em projetos relacionados ao Cooperativismo.

Após a formação, todos estarão aptos a promover uma governança sólida e transparente, alinhada com os valores cooperativistas.

Estrutura do curso

O curso de 144 horas, teve início neste dia 28 de fevereiro e seguirá até o mês de setembro, totalizando 17 encontros, sendo dividido em:

Estratégico:

– Cooperativismo (8 horas);

– Direito Cooperativo (8 horas);

– Governança Cooperativa (8 horas);

– Alinhamento Estratégico – Propriedade Rural e Sistema Cooperativo (8 horas);

Comportamental:

– O papel estratégico dos conselheiros (8 horas);

– Relacionamento com os cooperados (8 horas);

– Gestão de pessoas e Ética (8 horas);

– Liderança, Negociação e Conflitos (8 horas).

Técnico:

-Mercado e Tendências no Agronegócio (8 horas);

– Controle Interno, Leitura e Interpretação de Relatórios (16 horas);

– Análise Financeira em Cooperativas (8 horas).

– Análise e Gestão do Risco (16 horas);

– Jogo Cooperativo (8 horas).

Veja também