Data Atual
Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Costenaro se reúne com reitor do IFPR

“Foi um encontro informal, porém extremamente importante no sentido de entender bem esses compromissos com a Prefeitura, fazer o diagnóstico e estabelecer os ajustes necessários”, disse o prefeito eleito.

Silva Viana Pereira, esteve em Toledo nesta quarta-feira (27) e aproveitou para se reunir com o prefeito eleito Mario Costenaro. Os dois conversaram sobre a implantação do novo campus da instituição no Biopark, com possibilidade de início das atividades ainda em 2025. O reitor estava acompanhado por Eric Renan Xavier de Oliveira (chefe de gabinete do reitor), Ezequiel Burkarter (PROEPPI) e Sheila Cristiana de Freitas (Pró Reitora de Ensino).

“Foi um encontro informal, porém extremamente importante no sentido de entender bem esses compromissos com a Prefeitura, fazer o diagnóstico e estabelecer os ajustes necessários”, disse o prefeito eleito.

Costenaro também adiantou ao reitor do IFPR que a ideia de sua gestão é fortalecer as parcerias e seguir investindo na relação com o Biopark “que é um ativo de inovação que temos. Além disso, a chegada do IFPR nos ajuda a fortalecer a aproximação da academia com o setor produtivo”.

Mario Costenaro, que foi um dos criadores e primeiro presidente do POD (Programa Oeste em Desenvolvimento) aposta muito nessa questão da inovação e a conversa com o professor Adriano da Silva vem ao encontro da ideia de fortalecer a Funtec. “Queremos identificar projetos a serem implantados na gestão e a parceria com o IFPR nos abre um leque de possibilidades imensas”.

NECESSIDADES
De acordo com o reitor Adriano Willian da Silva Viana Pereira, o objetivo dessa visita foi atualizar o prefeito eleito sobre o processo de implantação do campus em Toledo. “Buscamos o atualizar sobre esse processo que está acontecendo no MEC e que no próximo ano deve culminar já no primeiro semestre de 2025 com o início das obras aqui da unidade na região do Biopark”, explicou o reitor do IFPR.

Ele comentou ainda sobre os cursos iniciais que deverão ser ofertados no futuro campus, destinados como um curso técnico em informática e também o curso de formação de docente em Pedagogia. Outro curso que poderá ser implantado é na área agroindustrial.

O reitor Adriano da Silva conversou ainda sobre a questão do transporte dos alunos e da alimentação, compromissos assumidos pela Prefeitura de Toledo para viabilizar a implantação do campus em Toledo.
“Esse é o nosso objetivo. O Instituto Federal do Paraná vem para somar. É mais formação para os cidadãos e cidadãs aqui de Toledo. Enfim, queremos desenvolver as suas atividades assim para o bem da população em parceria com a Prefeitura Municipal”, afirmou.

O reitor se colocou à disposição da futura equipe de governo e deixou claro que todo processo deve avançar de acordo com a necessidade do município a fim de suprir as lacunas existentes na educação técnica principalmente. Além disso, Adriano da Silva lembrou que a abertura de novos campi faz parte do processo de interiorização do IFPR a fim de “estar mais próximo da comunidade e atender os Arranjos Produtivos Locais”.

O IFPR EM NÚMEROS
30.924 alunos matriculados em 2023
28.645 alunos em curso (Sistec)
26 unidades em todo o Estado do Paraná
4º maior Instituto Federal do País em número de unidades
1.608 docentes
995 técnicos
51 unidades ofertam cursos EAD
176 cursos técnicos
75 cursos superiores
25 especializações
4 mestrados

Veja também