O custo de produção de leite no Brasil teve alta de 0,3% em setembro, de acordo com o Índice de Custo de Produção do Leite (ICPLeite/Embrapa).
O resultado foi puxado pelo aumento de preços de insumos como adubos e óleo diesel, que impactaram o grupo de produção de volumosos.
No acumulado do ano, o ICPLeite/Embrapa regista queda de 4,2%.
A redução é impulsionada pela queda nos preços de insumos como concentrados, minerais e volumosos, que representam um peso importante no custo de produção de leite.
Em 12 meses, o índice acumula deflação de 6,4%. A queda é puxada pela retração nos preços de insumos como concentrados, minerais e volumosos.
Detalhes da pesquisa
O ICPLeite/Embrapa é calculado com base em dados do mercado. O índice considera os preços de 10 insumos e serviços que compõem o custo de produção de leite.
Em setembro, o grupo de produção de volumosos teve alta de 0,7%, puxado pelo aumento de preços de adubos e óleo diesel. O grupo de energia e combustível também teve alta, de 0,7%.
Os grupos de qualidade do leite, minerais e sanidade e reprodução tiveram deflação, de -0,9%, -0,3% e -0,2%, respectivamente. Os grupos de concentrados e mão de obra não registraram variação.
Com informações do Canal Rural