Data Atual
Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Custo de produção de leite volta a subir em junho

No acumulado do primeiro semestre do ano, contudo, ainda há deflação de custos, de -2,5%. Nos últimos doze meses, o custo de produção de leite cresceu 1,6%.
Foto: Arnaldo Alves /Arquivo AEN

Pelo segundo mês consecutivo, o custo de produção de leite, medido pelo ICPLeite/Embrapa, registrou elevação. No mês de junho foi de 0,7%. No acumulado do primeiro semestre do ano, contudo, ainda há deflação de custos, de -2,5%. Nos últimos doze meses, o custo de produção de leite cresceu 1,6%.

Ao contrário do mês de maio, que registrou elevação generalizada de custos, no mês de junho, três dos sete grupos que compõem o ICPLeite/Embrapa tiveram variações positivas de preços. Mas, somente o grupo Volumosos contribuiu com a inflação, com alta de 3,6% no mês, motivada pela elevação dos custos do adubo. A forte alta no preço deste item fez com que a alimentação volumosa registrasse inflação cinco vezes mais que a inflação do mês.

Os grupos Sanidade e reprodução, com alta de custos de 0,5% e Qualidade do leite, com 0,2%, embora com variação positiva, tiveram variação abaixo da inflação registrada.

Dois grupos, Minerais e Mão de obra, não registraram variação de custos em junho, enquanto que, Concentrado e Energia e combustível registraram, cada um, queda de -0,2% na variação de custos.

Veja também

Últimas Noticias