Sexta-feira, 20 de março de 2026
cloud Nova Santa Rosa 33°
MCR
Política

Eleições 2026: Lula reafirma pré-candidatura e fala em barrar volta da extrema-direita

Em discurso durante evento que oficializou pré-candidatura de Fernando Haddad ao governo de São Paulo.

R

Por Redação do Oeste Notícias

20/03/2026-16:00

Fonte: Ric Mais

(Foto: Ricardo Stuckert/PR)
Compartilhar

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) reafirmou, nesta quinta-feira (19), que pretende disputar as eleições presidenciais de 2026. Caso confirme a candidatura, o petista de 80 anos buscará seu quarto mandato no Palácio do Planalto.

“Eu estou com 80 anos e vocês pensam que eu não quero ser candidato. Eu vou ser candidato, sim. Porque enquanto esse jovem com 80 primaveras – mas com energia de 30 – estiver vivo, a extrema-direita não volta mais a governar esse país”, afirmou Lula.

C.Vale

A declaração foi feita durante evento do PT (Partido dos Trabalhadores) no Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista. O ato também marcou o lançamento do ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), como pré-candidato ao governo de São Paulo.

Canal oficial

Receba notícias no WhatsApp

Entre no canal e acompanhe as manchetes em tempo real, direto no seu celular.

Entrar agora

Lula mira dobradinha com Geraldo Alckmin
Durante o evento do PT, Lula também sinalizou a possibilidade de manter o atual vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) na chapa de 2026, repetindo a composição vencedora das eleições de 2022.

“Eu conversei com o Alckmin essa semana. Eu falei: ‘companheiro Alckmin, o que que você quer ser?’. Eu ficarei imensamente feliz de ter o Alckmin como meu vice outra vez. É um companheiro de muita lealdade”, disse o presidente.

Apesar do aceno, Lula não cravou a dobradinha com Alckmin. Embora improvável, ainda há a possibilidade de o atual vice-presidente concorrer ao Senado por São Paulo.

Lula já disputou a Presidência da República em seis oportunidades (1989, 1994, 1998, 2002, 2006 e 2022), e venceu três eleições. Em 2018, o petista chegou a tentar nova candidatura, mas estava preso na Superintendência da Polícia Federal, em Curitiba, e foi impedido pela Justiça.

De acordo com o calendário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a formação da chapa presidencial petista será oficializada na janela entre 20 de julho e 5 de agosto, prazo para que partidos e federações realizem convenções partidárias para deliberar sobre coligações e escolher os candidatos. Os pedidos de registro de candidatura devem ser apresentados à Justiça Eleitoral até 15 de agosto.

Recomendadas