terça-feira, 27 de fevereiro de 2024

terça-feira, 27 de fevereiro de 2024

Search
Close this search box.

Eleições: PL vai concentrar esforços em “ilhas bolsonaristas” para enfrentar PT no Nordeste

Região é onde a legenda do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem maior vantagem em relação ao partido do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

De olho no eleitorado nordestino, o PL vai concentrar esforços em “ilhas bolsonaristas” para tentar fazer frente ao PT nas eleições municipais. A região é onde a legenda do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem maior vantagem em relação ao partido do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Ciente das dificuldades de superar a hegemonia petista no Nordeste, o PL quer lançar o maior número possível de candidatos para estruturar a legenda e aumentar a capilaridade do partido já de olho nas eleições gerais de 2026.

Em 2022, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) venceu em apenas 20 municípios do Nordeste. Nos nove estados da região, Lula teve 69,34% contra apenas 30,66%.

A estratégia do PL para as disputas deste ano serão discutidas em reuniões com Bolsonaro e o presidente da legenda, Valdemar Costa Neto.

No sábado, o ex-presidente fará uma live convocando a militância para se organizar nos municípios.

O evento on-line terá a participação do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) e do vereador Carlos Bolsonaro, que embora filiado ao Republicanos se prepara para se filiar à legenda que abriga os familiares.

Um dos municípios que o PL estabeleceu como prioridade é Luiz Eduardo Magalhães, no oeste da Bahia, onde Bolsonaro, com 58,61% dos votos válidos, superou Lula, que teve 41,39%.

Na cidade, a legenda tem como pré-candidato o empresário Antônio Tadeu. O município é governador pelo prefeito Junior Maraba (PP), que tentará a reeleição.

Na Bahia, o PL ainda quer concentrar as atenções no extremo sul do estado na fronteira com o Espírito Santo. A aposta é a influência capixaba na região possa ajudar a alavancar o bolsonarismo.

Um dos municípios prioritários é Teixeira de Freitas, comandado por Marcelo Belitardo (União). Lá o PL tem como pré-candidato o bolsonarista Coronel França.

De acordo com integrantes do PL, o partido busca encontrar figuras identificadas com o bolsonarismo, mesmo sem chances reais de ganhar. O objetivo é estruturar os diretórios locais e criar novas lideranças que serão fundamentais para o projeto de 2026, quando serão disputadas as eleições de presidente, governador, senador e deputados federais e estaduais.

Entre as capitais, a única que Bolsonaro venceu em 2022 foi Maceió (AL), onde o prefeito João Henrique Caldas, do PL, disputará a reeleição.

O chefe do executivo municipal tem o apoio do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP), que deverá duelar com um candidato apoiado pelo grupo do senador Renan Calheiros (MDB-AL) e do governador Paulo Dantas (MDB-AL), com o apoio do PT.

Em Alagoas, além de Maceió, Bolsonaro venceu em outras 12 cidades: Maragogi, Japaratinga, Porto Calvo, Novo Lino, Matriz de Camaragibe, Flexeiras, Paripueiras, Satuba, Marechal Deodoro, Barra de São Miguel, Jequiá da Praia e Coruripe.

Na Bahia, Lula só teve menos votos que Bolsonaro nas cidades de Buerarema e Luís Eduardo Magalhães. Já no Maranhão, o bolsonarismo venceu em Açailândia, Imperatriz e São Pedro dos Crentes.

Em Pernambuco, Bolsonaro venceu apenas em Santa Cruz do Capibaribe. E no Rio Grande do Norte, em Parnamirim.

Com informações da CNN

Veja também
Material fresado da BR-163 é utilizado para melhorar a estrada que liga Três Irmãs ao Arroio Guaçu

Material fresado da BR-163 é utilizado para melhorar a estrada que liga Três Irmãs ao Arroio Guaçu

Também foram realizados os processos de compactação da estrada e aplicação de pinche, visando aumentar a durabilidade e resistência.

Costureira é morta com tiro na cabeça ao reagir a tentativa de roubo em Medianeira, diz PM

Costureira é morta com tiro na cabeça ao reagir a tentativa de roubo em Medianeira, diz PM

Segundo a polícia, um menor de idade foi apreendido por participação no crime. O menor informou que o disparo foi feito por outro homem, que está desaparecido.

Governo muda regras de planos de previdência privada; entenda

Governo muda regras de planos de previdência privada; entenda

Participante poderá receber tipos diferentes de renda ao mesmo tempo.