A Abipesca – Associação Brasileira das Indústrias de Pescados tratou nesta segunda-feira (11), em Brasília, em reunião com a ABDI – Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial, sobre um projeto inovador para o setor do pescado ligado a indústria 4.0, com o objetivo de trazer um maior salto tecnológico para o processo de certificação para as exportações brasileiras.
A entidade pesqueira foi representada pelo diretor executivo, Jairo Gund, e pela diretora de trading e assuntos sanitários, Aniella Banat.
Segundo a Abispesca, esse projeto pioneiro promete uma verdadeira transformação digital nas indústrias de pescado do Brasil com o objetivo de reduzir consideravelmente os custos operacionais e de logística das nossas exportações brasileiras, fortalecendo a posição do país no mercado internacional, trazendo maior celeridade ao processo de certificação e desembaraço aduaneiro, deixando o Brasil mais competitivo no cenário internacional.
“Hoje é tudo via papel e, com isso, para um container ser liberado para exportação demora até cinco dias, porque demora para fiscalizar toda a papelada. Com esse projeto da ABDI, estamos prevendo um processo de rastreabilidade digital totalmente verticalizado, aonde a produção já sai com certificação sanitária, ou seja, produziu já está apto para carregar, interligado e homologado pelo governo”, explica Jairo Gund. “Alguns países já estão abrindo canal verde nos portos para quem tem esse processo de certifificação digital, ou seja, vai economizar tempo e o custo na demurrage do container para avaliação documental”, completou.
Fonte: Luiz Fernando Cerni/Oeste Notícias