Data Atual
Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Embrapa desenvolve tecnologia para reduzir perdas na soja devido à estiagem

O bioativo oferece mecanismos de proteção e promove retomada mais rápida do ciclo produtivo após eventos de estresse.
(Foto: Luiz Fernando Cerni/Oeste Notícias)

A Embrapa, em parceria com a empresa brasileira NOOA, desenvolveu uma tecnologia inovadora, o AURAS, para reduzir as perdas na produção de soja causadas pela estiagem. Essa solução utiliza a cepa CMAA 1363, a única identificada pela Embrapa com as características essenciais para codificar a tolerância à seca.

O bioativo AURAS oferece diversos mecanismos de proteção na cultura da soja, promovendo uma retomada mais rápida do ciclo produtivo após eventos de estresse. Entre os benefícios estão a maior estabilidade do ambiente biológico do solo, melhor arranque e estabelecimento da cultura, exploração de água em regiões mais profundas do solo, conservação de água na planta e desenvolvimento mais rápido das lavouras após o retorno das condições ideais.

Marcelo Soares, Diretor de P&D da NOOA, destaca a importância da seleção cuidadosa da cepa de bacillus aryabhattai, ressaltando que apenas a cepa CMAA 1363 apresentou as características necessárias para conferir tolerância à seca. A tecnologia AURAS foi desenvolvida a partir do isolamento de bactérias da raiz de um cacto, o mandacaru, na caatinga, iniciando-se em 2009.

Os mecanismos de proteção do AURAS são divididos em quatro processos: desenvolvimento radicular, produção de substâncias que protegem e hidratam o sistema radicular, retenção de água na planta e produção de enzimas antioxidantes. Esses processos visam ativar os genes das plantas para lidar com altas temperaturas e longos períodos de estiagem.

O AURAS contribui para o equilíbrio da lavoura, reduzindo o acúmulo de componentes tóxicos produzidos pelas plantas sob estresse. Essa inovação promete fortalecer a agricultura enfrentando os desafios climáticos, proporcionando maior segurança e eficiência no ambiente de produção de soja.

Com informações da Embrapa

Veja também

Últimas Noticias