Data Atual
Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Exportações de carne da Europa devem cair, enquanto Brasil deve crescer

As exportações de carne de frango, bovina e suína da União Europeia devem representar 15% das exportações globais totais dessas proteínas em 2024.
(Foto: Pixabay/Montagem)

De acordo com projeções do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), as exportações de carne da União Europeia devem cair de 20% em 2019 para 15% em 2024. Em contrapartida, o Brasil deve aumentar sua participação de 20% para 26% no mesmo período. Os Estados Unidos, por sua vez, devem manter a participação de 22%.

A produção global de carne suína deve atingir 115,5 milhões de toneladas em 2024, com a queda da produção na União Europeia e na China sendo compensada pelo aumento da produção no Brasil, Vietnã e Estados Unidos. A produção global de carne de frango deve atingir 103,3 milhões de toneladas no mesmo ano.

Análise: setor de carnes
A queda nas exportações da União Europeia é um sinal de que o país está perdendo participação no mercado global. Isso pode ser atribuído a uma série de fatores. Entre eles, a alta dos custos de produção, a escassez de mão de obra e a guerra na Ucrânia.

O Brasil, por outro lado, deve se beneficiar de uma série de fatores, incluindo a queda do dólar, o aumento da demanda por carne brasileira e a expansão da produção. Dessa forma, o país é um grande produtor de carne de frango, bovina e suína, e deve continuar a crescer no mercado global.

Com informações do Ligados e Integrados

Veja também