Nesta quinta-feira (8), a frente fria continua a avançar sobre o Paraná, provocando instabilidade em diversas regiões do estado. A previsão é de chuva em vários momentos do dia, acompanhada de raios. Durante a tarde, as temperaturas devem permanecer amenas na maior parte do estado, exceto nas regiões norte e norte pioneiro, onde pode haver um leve aquecimento. O forte resfriamento está previsto para o final do dia nas regiões oeste, sudoeste e centro-sul, devido à entrada de uma massa de ar frio.
Sexta-feira (9)
Na sexta-feira, a chuva deve persistir nas regiões noroeste e leste do estado. No entanto, a tendência é que a instabilidade diminua ao longo do dia, com a frente fria se afastando pelo oceano. A chegada de uma nova massa de ar frio irá provocar um acentuado declínio das temperaturas, resultando em um clima bastante frio na maioria das regiões paranaenses, especialmente na metade sul do estado.
Previsão de temperaturas mínimas nas principais cidades do Oeste do Paraná:
Cascavel:
- Quinta-feira (8): 8°C
- Sexta-feira (9): 6°C
- Sábado (10): 4°C
- Domingo (11): 5°C
Foz do Iguaçu:
- Quinta-feira (8): 10°C
- Sexta-feira (9): 8°C
- Sábado (10): 6°C
- Domingo (11): 7°C
Toledo:
- Quinta-feira (8): 9°C
- Sexta-feira (9): 7°C
- Sábado (10): 5°C
- Domingo (11): 6°C
Marechal Cândido Rondon:
- Quinta-feira (8): 10°C
- Sexta-feira (9): 7°C
- Sábado (10): 6°C
- Domingo (11): 7°C
Onda de frio
As temperaturas no sul do Brasil continuarão baixas entre a noite de quarta-feira (7) e sábado (10), indicando o início de uma onda de frio. Há possibilidade de neve em áreas isoladas das Regiões Serranas do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina entre sexta-feira (9) e sábado (10).
Geadas e reforço do frio
No domingo (11), uma nova massa de ar frio deverá reforçar o frio no sul do país, mantendo as temperaturas baixas até pelo menos quarta-feira (14). O ápice do frio e das geadas intensas está previsto para terça-feira (13).
Ainda no domingo (11), especialmente entre a madrugada e o amanhecer, há tendência de geada generalizada em grande parte da Região Sul. Também há potencial para geadas no centro-leste e sul do Mato Grosso do Sul, boa parte do estado de São Paulo, e em áreas de Minas Gerais (oeste, Campo das Vertentes e sul/sudoeste), além da região serrana do Rio de Janeiro.
Esta massa de ar frio será a primeira a avançar sobre todos os estados das Regiões Centro-Oeste e Sudeste do país, provocando formação de geada de forma gradativa, principalmente nas Regiões Sul, Centro-Oeste e Sudeste.
Para mais informações sobre a previsão do tempo, acesse www.simepar.br.